5 especializações para farmacêuticos que buscam consolidar sua carreira profissional

especializações para farmacêuticos

Chega um determinado ponto da carreira profissional em que é preciso planejar os próximos passos para alcançar seus objetivos profissionais. Nesse momento, a especialização em farmácia pode ser um caminho para os farmacêuticos que desejam satisfação profissional, melhores condições de trabalho ou atuar alinhados com o avanço tecnológico e inovações que surgem a todo o momento.

Devido à expansão das especialidades e áreas de atuação para os farmacêuticos, atualmente é possível que o profissional encontre uma especialização que seja compatível com seus interesses e planejamento profissional.

Um curso de especialização para farmacêuticos proporciona diversas vantagens que vão além da atualização dos conhecimentos. Ao realizar uma pós-graduação, é possível vivenciar um ambiente que alinha aprendizagem prática e teórica com a possibilidade de criar relacionamentos profissionais que são importantes para uma recolocação no mercado de trabalho. Além disso, a especialização para o farmacêutico pode proporcionar um ambiente inovador que aborda as novas tendências da área.

A seguir, vamos apresentar 5 opções de especializações para farmacêuticos como você, que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos visando consolidar sua carreira profissional.

1. Pós-graduação em farmacologia clínica

A farmácia clínica geralmente é uma das áreas de maior interesse dos farmacêuticos por conciliar os conhecimentos técnicos com o tratamento da melhoria e bem-estar dos pacientes. Sendo assim, o farmacêutico clínico tem a função primordial de garantir o uso correto de administração do medicamento, buscando reduzir o tempo de interação medicamentosa do paciente por meio da eficácia do tratamento e melhoria da saúde e bem-estar do mesmo.

O avanço tecnológico atrelado à ciência e ao desenvolvimento de medicamentos torna o mercado ainda mais promissor. Além disso, atualmente há um fortalecimento da Farmácia Clínica, em que o farmacêutico clínico se torna ainda mais requisitado, por alinhar um bom tratamento à redução de custos, aquecendo o mercado profissional.

Duração do curso: 460 horas

Tipo de curso: Presencial

2. Pós-graduação em fitoterapia clínica

Para os farmacêuticos que pretendem seguir na especialização em fitoterapia clínica, essa pode ser uma boa opção para projeção da carreira no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), em 2016, o mercado fitoterápico projetava uma expansão que poderia movimentar cerca de 500 milhões de dólares por ano no país.

Desse modo, a pós-graduação em fitoterapia clínica agrega conhecimento e atualiza o profissional que atua com as classes fitoterápicas, indicando soluções e tratamentos mais naturais e menos invasivos para os pacientes, alcançando os mesmos resultados dos tratamentos com medicamentos sintetizados.

Duração do curso: 460 horas

Tipo de curso: Presencial

3) Pós-graduação em manipulação magistral

Se você pretende atuar na área de manipulação, realizar uma pós-graduação em manipulação magistral será um diferencial estratégico para você crescer na sua carreira profissional. Com essa especialização você estará qualificado para ofertar soluções práticas e viáveis que atrelem qualidade do tratamento ao bem-estar do paciente com o melhor custo-benefício.

Além disso, com a pós-graduação você expande as possibilidades do seu campo de atuação nessa mesma área, podendo trabalhar em conjunto com outras áreas, como alimentação suplementar, por exemplo.

Duração do curso: 460 horas

Tipo de curso: Presencial

4. Pós-graduação em manipulação magistral de dermocosméticos

O setor de cosméticos sempre teve grande expressão no mercado profissional. O Brasil já configura o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de higiene e beleza, tendo um faturamento de aproximadamente R$ 43 bilhões nos últimos anos, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Com esse mercado em ascensão e a demanda por inovações e melhorias nos produtos utilizados pelos consumidores, a atuação do farmacêutico torna-se cada vez mais requisitada nos setores de pesquisa, formulação e desenvolvimento dos dermocosméticos.

Duração do curso: 460 horas

Tipo de curso: Presencial

5. Pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos

Uma breve noção do tanto que o mercado cosmético é promissor no Brasil, você já tem. Para entender melhor as possibilidades de atuação e campos promissores nesta área, você pode conferir este post aqui.

O farmacêutico que opta por especializar-se em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos se qualifica para atuar na concepção, pesquisa, planejamento, desenvolvimento e produção de cosméticos. Além disso, o mercado de trabalho disponibiliza diversas áreas de atuação como em indústrias, consultorias especializadas, órgãos públicos de vigilância sanitária e laboratórios de análise e monitoramento desses produtos.

Duração do curso: 460 horas

Tipo de curso: Presencial

Aqui você já tem 5 opções de especializações para farmacêuticos que desejam crescer e consolidar a carreira profissional. Ficou com alguma dúvida, achou outras opções de especialização interessantes também? Compartilhe conosco seu planejamento para uma carreira promissora aqui nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.