7 livros sobre manipulação magistral alopática para quem pensa em fazer uma pós-graduação

manipulação magistral alopática

Sobre a manipulação magistral alopática entendemos um pouco neste post do blog, bem como seus benefícios e vantagens para a saúde. Agora, se você se interessou pela área e quer compreender melhor, estudar para atuar na área de manipulação magistral alopática, um bom caminho é fazer uma pós-graduação.

Para ajudar nesse planejamento dos estudos, listamos 7 livros sobre manipulação magistral alopática, confira a lista:

1. Regulamento Técnico Sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinas para Uso Humano em farmácias e seus Anexos

Para entender a área de manipulação magistral alopática, um bom começo é saber sobre a regulamentação da área, bem como as boas práticas adotadas. Sendo assim, a Agência de Vigilância Sanitária — Anvisa — atualizou em 2014 a legislação para fixar os requisitos exigidos para o exercício das atividades de manipulação de preparações magistrais.

Você pode consultar esse material no próprio site da Anvisa.

 

2. Código de Ética da Profissão Farmacêutica

Para atuar profissionalmente em qualquer segmento, é preciso entender da legislação e do código de conduta ética. Desse modo, é possível respaldar suas atividades, além de exercer o ofício com qualidade e atenção ao paciente.

Para atuar na área de manipulação magistral alopática, você pode conferir o Código de Ética da Profissão Farmacêutica no site do Conselho Federal de Farmácia.

3. Fórmulas Farmacêuticas Extemporâneas – Manipulação Magistral de Medicamentos – Autor: Gilberto Barcelos Souza

Esse livro pode ser um bom aliado em seus estudos, ele apresenta mais de 500 fármacos e 900 fórmulas de medicamentos manipulados, bem como suas expectativas de estabilidades e possibilidades de administração no paciente, como por exemplo, cápsulas, comprimidos, ampolas, solução para nebulização, spray nasal e demais formas farmacêuticas.

Todas as informações sobre a estabilidade das fórmulas foram compiladas por meio de consultas e pesquisas em mais de 300 referências bibliográficas e seus respectivos artigos científicos publicados na literatura farmacêutica mundial.

4. Guia Prático da Farmácia Magistral – Autor: Anderson de Oliveira Ferreira

Este livro traz diretrizes farmacotécnicas, controle de qualidade e boas práticas para o preparo unitário das diversas formas farmacêuticas para a manipulação magistral alopática. O livro proporciona o desenvolvimento do senso crítico e discernimento do profissional em sua atuação, entendendo a ciência farmacêutica do medicamento individualizado.

5. Incompatibilidades Farmacotécnicas na Farmácia Magistral – Autor: Luiz Carlos Cavalcanti

Esse livro traz uma relação sobre as principais incompatibilidades entre fármacos, bases e veículos de administração utilizados em dermatologia e cosmética. Além de tratar das incompatibilidades, o exemplar apresenta o motivo da incompatibilidade e recomendações do que fazer para resolver o problema, sendo um bom material de consulta para a manipulação magistral alopática.

6. Farmacologia – Autores: Rang & Dale

Esse livro é uma obra da farmacologia que possibilita aprofundar o conhecimento por meio de uma abordagem clara e acessível sobre a análise dos agentes terapêuticos em níveis celular e molecular. O livro utiliza recursos visuais como gráficos, ilustrações, além de exercícios on-line para auxiliar no entendimento de cada conteúdo abordado.

7. Cálculos Farmacêuticos – Autores: Howard C. Ansel e Mitchel J. Stoklosa

Entender os cálculos e medidas dos fármacos é fundamental para a prática da manipulação magistral alopática. Este livro apresenta os princípios fundamentais e as técnicas básicas envolvidas nos cálculos farmacêuticos utilizados em farmácias, hospitais e indústrias. Além dos cálculos de manipulação das prescrições, também ensina sobre a determinação de doses, preparação e manipulação das fórmulas.

Com essa lista de dicas de livros sobre manipulação magistral alopática, você consegue se informar melhor sobre os estudos na pós-graduação na área. Interessou-se pela área? Ficou com alguma dúvida? Saiba mais sobre o curso de pós-graduação em manipulação magistral alopática do Ibeco.