Biomédico: em quais áreas esse profissional pode trabalhar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

BiomédicoA segmentação a área de biomedicina vem crescendo com o passar do tempo, de acordo com a necessidade do mercado e evolução tecnológica. Hoje já são 35 possibilidades de atuação profissional no setor.

Para o biomédico que deseja se especializar, mas está em dúvida sobre qual segmento escolher, neste artigo trazemos algumas opções. Lembrando sempre que fazer uma pós-graduação de qualidade é imprescindível para ter sucesso na carreira. Confira.

Para o biomédico que deseja trabalhar com prevenção do câncer: Colpocitologia Oncótica

A colpocitologia oncótica é uma das áreas para o biomédico se especializar. Está voltada para a análise e o diagnóstico de lesões benignas ou malignas do colo uterino, como o câncer.

Por ser um dos problemas de saúde que mais levam mulheres a óbito no Brasil, o mercado está sempre em busca de profissionais especializados neste segmento da biomedicina.

A pós-graduação em colpocitologia oncótica tem 360 horas de duração, no modelo presencial.

Hemoterapia e Terapia celular também é uma opção

Outro segmento de atuação em biomedicina é a hemoterapia e terapia celular. A primeira se refere à obtenção, processamento e transfusão do sangue, incluindo procedimentos terapêuticos, testes sorológicos para os processos transfusionais e pesquisa de doenças infecciosas.

A terapia celular se relaciona com o processamento e transfusão de células progenitoras, criopreservação e com terapias para transplante. Todo esse conhecimento permite que o biomédico atue em hospitais, laboratórios de análises clínicas e bancos de sangue, de medula óssea e de cordão umbilical.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos
Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular
Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica
Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Análises Clínicas e Toxicológicas está entre os setores mais conhecidos

O biomédico que se especializa em análises clínicas e toxicológicas está ainda mais capacitado para interpretar os mais diversos exames de laboratório. É uma das áreas mais conhecidas da biomedicina, mas que também necessita cada vez mais de profissionais preparados diante dos avanços tecnológicos e de processos.

A proposta do curso de especialização é formar o profissional para que ele possa fazer diagnósticos mais eficientes de infecções e outras doenças. Além de atuar em clínicas, laboratórios e hospitais, quem se especializa no setor pode abrir o próprio negócio.

Auditoria Biomédica pode ser uma aposta diferente

A auditoria biomédica está voltada para a avaliação dos processos que envolvem as atividades em unidades de saúde. Trata-se de uma área mais recente, mas bastante promissora para o biomédico.

Ao fazer o curso de pós-graduação no setor, o profissional estará apto para aplicar os seus conhecimentos com base nas normas, diretrizes e legislação voltadas para a saúde em unidades públicas e privadas do setor.

Desta forma, o profissional conseguirá identificar pontos que precisam ser modificados nas instituições de saúde, alinhando custos e promovendo melhorias.

São muitas as possibilidades de atuação profissional para o biomédico e aqui neste artigo trouxemos algumas delas. A auditoria para biomédicos, análises clínicas e toxicológicas, hemoterapia e terapia celular e a colpocitologia oncótica são segmentos bastante promissores e com boas oportunidades de trabalho no mercado. É importante salientar que para obter sucesso em qualquer um destes setores, a pós-graduação feita em uma instituição de ensino que preza pela qualidade será um diferencial.

Se este artigo ajudou a tirar suas dúvidas sobre o tema, que tal conferir os outros textos do nosso blog que também abordam o assunto?

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×