Carreira e salários: 3 dicas importantes para farmacêuticos recém-formados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

farmacêutico

Depois de anos de dedicação, de uma rotina exaustiva de estudos, muitas vezes alternada com trabalho ou estágio, você finalmente vai concluir a tão aguardada graduação em farmácia. E agora como farmacêutico, está pronto para começar sua carreira profissional e colher os frutos dos seus esforços e dedicação.

Mas por onde começar? Em que área atuar? Como conseguir um trabalho na área que deseja? Todo início é difícil e demanda perseverança e dedicação, mas com essas 3 dicas relevantes, seu planejamento pode ficar mais fácil para botar em prática seu conhecimento como farmacêutico.

1. Planeje sua carreira e conheça o mercado em que quer atuar profissionalmente

Os cursos de graduação em farmácia são estruturados para uma formação ampla e generalista do farmacêutico, preparando o profissional para atuar em um leque de possibilidades. É importante ter atenção e pesquisar durante a graduação sobre as diversas áreas que o campo da farmácia tem, para elencar aquelas que você considere ter maior afinidade.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, são mais de 70 atividades que o farmacêutico pode exercer, variando da supervisão e assistência em drogarias, desenvolvimento e pesquisa de medicamentos, cosméticos e alimentos, até hospitais, laboratórios e centros de saúde. Ou até mesmo atuando como consultor ou auditor de qualidade e processos nas indústrias. O mercado é vasto e por isso é importante destacar suas áreas de maior interesse ao longo da graduação.

Como parte do planejamento da sua carreira profissional como farmacêutico, evidencie, dentro das áreas de interesse profissional, quais as possibilidades que mais lhe agradam pelas experiências acadêmicas, concentrando suas perspectivas profissionais a partir de uma lista dessas experiências como os trabalhos realizados, congressos, seminários, workshops, palestras, estágios e pessoas que admira na profissão. Esse mapeamento é um começo para estruturar sua busca por trabalho na área de atuação que deseja.

2. Registre-se no Conselho Regional de Farmácia

Com o diploma na mão, é hora de você ingressar no mercado de trabalho e começar sua carreira. Mas antes disso, é preciso ter o registro que o habilita a exercer a profissão. A profissão de farmacêutico é regulamentada no país, conforme a Lei 3.820/60, pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) de cada estado e por isso você precisará fazer sua inscrição.

Cabe lembrar que a inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF) deve ser feita independente da área de atuação escolhida por você dentro do mercado farmacêutico.

Sendo uma instituição reguladora e fiscalizadora, o CRF é fundamental para proteção e manutenção dos benefícios e direitos dos farmacêuticos. Além de contribuir para com o aprimoramento profissional ao promover debates, palestras e cursos, favorecendo a atualização do farmacêutico quanto ao mercado de trabalho e regulações do setor.

Você pode se informar melhor sobre a importância do CRF para os farmacêuticos neste post.

Pós-graduação em Farmacologia Clínica
Pós-graduação em Fitoterapia Clínica
Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática
Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos
Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

3. Pensando em ser bem sucedido como farmacêutico? Continue estudando!

O profissional farmacêutico que quer ter uma carreira bem sucedida deve-se atentar para o comportamento do mercado de trabalho. Acompanhar a evolução da tecnologia e boas práticas do mercado é fundamental para manter-se bem profissionalmente. Desse modo, não pare de estudar. Uma pós-graduação ou outras especializações são fundamentais para manter-se atualizado e competitivo no mercado de trabalho.

Ao pensar na carreira profissional, é fundamental que o farmacêutico recém-formado planeje o futuro traçando objetivos, metas e em que posição deseja atuar no mercado. É importante também pensar em qual nível aquisitivo deseja estabelecer e em quantos anos deseja ter reconhecimento no mercado. Com esse planejamento, você tem o diferencial para investir na sua carreira de farmacêutico, alinhando seus objetivos pessoais.

Achou interessante essas três dicas importantes para começar a sua carreira? Compartilhe conosco suas estratégias para iniciar sua carreira de farmacêutico.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×