Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Hoje, dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue!

Você sabe o por que da data?

O dia foi estabelecido pela Organização Mundial de SaúdeOMS em 2014 para homenagear a todos que tomam iniciativa em prol à doação, bem como para reforçar a importância do abastecimento constante dos hemocentros.

Atualmente existem diversas campanhas de incentivo à colaboração, porém, apesar do reconhecimento da importância do ato pela maioria da população, o número de doadores ainda é muito abaixo do esperado e os bancos de sangue sofrem com a escassez de alguns tipos sanguíneos. Para se ter ideia, a carência de contribuintes é tão expressiva que, neste ano, de acordo com dados da Pró-Sangue (Hemocentro de São Paulo), o estoque da fundação já chegou a 60% abaixo do desejado e apresenta queda gradativa sem previsão de estabilidade.

Além do fator quantidade de doadores, há também a delicada questão dos diversos tipos sanguíneos, alguns, como O+, O-, B-, A+ e A- encontram-se em situação tão crítica que possuem capacidade de abastecimento de apenas dois dias nos hospitais abastecidos pela Pró-Sangue, o que é extremamente preocupante.

Por que devo ajudar?

O simples fato de ajudar já seria um fator bastante convidativo não é mesmo? Porém, preparamos uma listinha com “5 motivos para ser um doador”, caso você não seja convencido por algum desses motivos, acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br e confira a importância dos hemocentros, talvez a sua percepção possa mudar ❤

1. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.

2. O procedimento é simples, rápido e praticamente indolor!

3. Ao contrário do que se pensa, as doações de sangue são úteis para diversos problemas de saúde e não somente para casos de acidente.

4. Os bancos de sangue sofrem escassez, principalmente quando falamos em tipos sanguíneos, vidas dependem disso.

5. Pessoas morrem por falta de sangue, principalmente em locais onde a saúde é precária.

O Ibeco apoia esta causa!

Doe você também!

Comentários no Facebook