Entendendo o Laser CO² Fracionado

Os lasers de dióxido de carbono (CO²) fracionados são um dos últimos avanços nos tratamentos de rejuvenescimento cutâneo não cirúrgico. O CO² possui o comprimento de onda mais longo de todos os lasers no mercado, sendo indicado para tratamento de rugas, alterações da textura da pele, estrias, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas ou provenientes de traumas. Pode ser usado sobre as pálpebras e ao redor dos lábios além de face, pescoço, colo, mãos e áreas acometidas por estrias e cicatrizes.

 

Agora vamos entender como o CO² Fracionado funciona!

 

O feixe de laser de CO² é fragmentado em milhares de minúsculas hastes de luz. Essas pequenas hastes de luz penetram nas camadas mais profundas da pele (derme papilar e derme reticular). Quando o laser de CO² Fracionado atinge a epiderme faz com que as células atingidas sejam vaporizadas (visto que o alvo principal deste laser é a água) ao experimentarem uma elevação de temperatura até 100ºC em 640 microssegundos.

 

Além da vaporização do tecido na área tratada existe ainda necrose que decorre da coagulação térmica das células abaixo e a desnaturação das proteínas da MEC (Matriz Extra Celular). A pele então repara esses pequenos danos “empurrando” para fora a pele antiga e danificada, desta forma estimulamos a neocolagenese, a neoangiogenese e a neoelastogenese além de o dano térmico provocar uma contração (imediata, que perdura por até 14 dias) das fibras de colágeno já existentes.

 

Com isso temos como resultado final, uma pele mais firme e com mais viço após o tempo de recuperação desta pele, além da diminuição das cicatrizes, o afinamento e a diminuição da profundidade das estrias e a melhora ou resolução total em alguns casos de manchas.

 

Logo após o procedimento é esperado hiperemia e edema na área tratada.
Enquanto a pele se recupera (fase de reparação tecidual) deve-se suspender os cosméticos a base de ácidos e despigmentantes e ofertar muita hidratação a este tecido (pele).

 

Dependendo do caso são necessárias algumas sessões, mas os resultados começam a ser visíveis após a recuperação da pele na primeira sessão.

 

Por ser um procedimento ablativo, exige um down time (tempo de parada ou afastamento das atividades rotineiras) que varia de 2 a 7 dias dependendo da profundidade do laser. Isso depende de cada caso e do que o profissional planejou como estratégia de tratamento. Por isso é imprescindível que seja realizado por um profissional com embasamento técnico científico.

 

Referências:
– Laser em dermatologia – Conceitos Básicos e Aplicações. Nuno Osório, Luis Antonio R. Torezan. – São Paulo: Roca, 2002
– Envelhecimento Cutâneo. Denise Steiner, Flavia Addor – AC Farmacêutica, 2014.
– Salles, AG et al. Tratamento de sequelas de queimadura de face com laser de CO2 fracionado em pacientes com fototipos III a VI. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(1):9-13.
– Rosas FMB, Mulinari-Brenner F, Helmer KA. Avaliacao comparativa do Laser de CO2 fracionado e da dermoabrasão no tratamento de cicatriz de acne. Surg Cosmet Dermatol 2012;4(4):298-303.

 

 

Dra. Paula França Coordenadora Pedagógica do Ibeco. Fisioterapeuta Dermatofuncional. Líder Coach.
Dra. Paula França
Coordenadora Pedagógica. Fisioterapeuta Dermatofuncional. Líder Coach.