Especialização em Farmacologia Clínica: quais habilidades eu vou desenvolver?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

especialização em Farmacologia Clínica

Fazer uma especialização em Farmacologia Clínica pode ser um diferencial para os profissionais que atuam na área da farmácia. Ao aprofundar seus conhecimentos, você desenvolve habilidades importantes que podem lhe destacar no mercado de trabalho.

O profissional que atua na farmacologia clínica trabalha com a atenção ao paciente e seu tratamento, atuando de forma conjunta com demais profissionais da área de saúde em locais como hospitais, clínicas, ambulatórios, dentre outros.

Por que fazer uma especialização em farmacologia clínica?

Ao realizar uma especialização em Farmacologia Clínica você irá aprimorar seus conhecimentos e habilidades farmacêuticas atreladas à prática clínica, aumentando as possibilidades de atuação profissional. Por exemplo, você poderá trabalhar com as atividades que envolvam avaliação, prescrição, dispensação e administração de medicamentos, bem como no acompanhamento do tratamento do paciente.

Além disso, com a especialização em Farmacologia Clínica, você irá adquirir conhecimentos que vão lhe subsidiar para tomar decisões medicamentosas, avaliando a padronização, aquisição, seleção e prescrição, sendo um gestor do ciclo farmacológico do medicamento, prezando pela segurança do paciente, eficácia do tratamento e economia através do uso racional dos medicamentos.

especialização em Farmacologia Clínica

Quais habilidades eu vou desenvolver nessa especialização?

Ao realizar uma especialização em Farmacologia Clínica, você irá desenvolver habilidades que vão capacitá-lo para:

  • Interpretar e analisar criticamente dados e informações providas da clínica farmacológica;
  • Entender em profundidade os recursos terapêuticos medicamentosos disponíveis, avaliando as implicações do uso para conseguir resultados positivos na saúde do paciente;
  • Promover maior segurança no tratamento da saúde do paciente através da seleção e relação de medicamentos essenciais ao tratamento;
  • Ter conhecimento sobre as evidências científicas sobre determinado medicamento para embasar suas escolhas terapêuticas e administrativas dos medicamentos para os pacientes;
  • Compreender as informações sobre cada medicamento, analisando criticamente suas composições e interações;
  • Entender os estudos que embasam a avaliação econômica de um medicamento e saber aplicar esses conhecimentos auxiliando a tomada de decisões sobre os medicamentos, sua incorporação, retirada ou alteração nos protocolos clínicos das instituições de saúde;
  • Acompanhar inspeções e atuar em auditorias internas relacionadas às boas práticas clínicas;
  • Capacidade para orientar sempre o uso racional de medicamentos.

Conhecimento e experiência para o mercado de trabalho

Além de todas as habilidades descritas acima, a especialização em Farmacologia Clínica pode lhe proporcionar a autonomia e conhecimentos necessários para sua atuação profissional. Durante o curso, você vai vivenciar experiências próximas da realidade e do cotidiano profissional, além de analisar e entender estudos de casos, pesquisas e artigos científicos. Também vai participar de debates, seminários e exposições de trabalhos que vão te preparar profissionalmente através do aprofundamento científico, atualização quanto às melhores práticas adotadas pelas instituições e aplicação do conhecimento adquirido ao longo do curso.

Com a especialização em Farmacologia Clínica, você estará apto para suprir uma demanda do mercado por profissionais competentes que minimizem os resultados negativos do uso indiscriminado dos medicamentos.

Você terá o conhecimento farmacêutico necessário para auxiliar nas tomadas de decisões, fundamentando seu ponto de vista por meio de evidências científicas e análises farmacoeconômicas, contribuindo para a seleção e uso de medicamentos estratégicos que produzam um tratamento eficaz, seguro, sem desperdícios e econômico para o paciente.

Achou interessantes as habilidades que você pode desenvolver ao fazer uma especialização em Farmacologia Clínica? Já está pronto para dar esse passo de aprimoramento dos seus estudos e capacitação profissional? Conheça todo o programa do curso em nosso site.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×