Especialização em fitoterapia clínica: o que irei estudar nesse curso?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

especialização em fitoterapia clínica

Os profissionais que optam por uma pós-graduação, em geral, conseguem ocupar melhores postos de trabalho e, consequentemente obtêm salários mais atrativos.

Na área de farmácia são muitas as possibilidades, entre elas a especialização em fitoterapia clínica. De acordo com pesquisa realizada em 2016, pelo Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), o setor fitoterápico chega a movimentar de 400 a 500 milhões de dólares por ano somente no Brasil.

Para quem ficou interessado, neste artigo vamos abordar um pouco mais sobre o curso e o que esse especialista poderá fazer no mercado de trabalho.

Quais disciplinas são abordadas na especialização em fitoterapia clínica

O curso de especialização em fitoterapia clínica habilita o profissional à utilização eficiente e segura da fitoterapia para tratamento de problemas de saúde, no desempenho de atividades físicas e também na estética. Para tanto o aluno terá disciplinas como:

 

  • Introdução à Fitoterapia, Farmacocinética e Farmacodinâmica: nessa disciplina, por exemplo, o aluno será apresentado para mecanismos básicos da farmacocinética e farmacodinâmica, além das diversas formas farmacêuticas para fitoterápicos.

 

 

  • Fitoterápicos Aplicados no Emagrecimento: durante essas aulas, o estudante aprenderá sobre os fitoterápicos comprovadamente eficientes no auxílio da perda de peso. Saberá como e quando prescrever esses medicamentos.

 

 

  • Interações entre Fitoterápicos X Alimentos X Medicamentos: o estudante em especialização em fitoterapia clínica precisa entender de interações medicamentosas e com outras substâncias. Por isso terá uma disciplina especialmente dedicada a esse conhecimento.

 

 

  • Fitoterapia Anti-Inflamatória e Analgésica: outro conhecimento bastante importante é a compreensão de fitoterápicos com ação anti-inflamatória e analgesia, bem como a prescrição mais adequada dos mesmos.

 

 

  • Fitoterápicos Aplicados no Emagrecimento: essas aulas serão importantes para que o estudante em especialização em fitoterapia clínica aprenda sobre a ação comprovada cientificamente de alguns fitoterápicos sobre a perda de peso.

 

 

  • Fitoterápicos Aplicados na Dermatologia/Fitocosméticos: aqui o aluno aprenderá como reconhecer fitoterápicos/fitocosméticos para fins estéticos e indicá-los.

especialização em fitoterapia clínica

 

Além dessas disciplinas que exemplificamos aqui, o aluno em especialização em fitoterapia clínica também terá aulas sobre Nutracêuticos, Apicoterápicos e Osmologia, Fitoterapia Aplicada às Doenças Metabólicas; Fitoterapia e Suplementos Aplicados à Geriatria e Doenças do Sistema Nervoso Central; Fitoterapia Aplicada ao Sistema Gastrointestinal e Fitoterapia Aplicada às Doenças Autoimunes e no Câncer. Práticas Clínica e Laboratorial, totalizando uma carga horária de 460 horas, sendo 360 horas de aulas presenciais e 100 horas de atividades complementares.

Depois de formado, o que esse especialista estará apto a fazer

Ao término do curso de especialização em fitoterapia clínica, o profissional estará pronto para atuar em farmácias e laboratórios. Poderá prescrever fitoterápicos (quando regulamentado pela classe) e fazer análise crítica sobre a substituição de medicamentos alopáticos por fitoterápicos.

Também estará apto para reconhecer mecanismos de ação dos fitoterápicos no tratamento de doenças, atividade física e estética. Esse profissional ainda compreenderá as principais interações entre fitoterápicos com medicamentos alopáticos.

Por fim, o estudante em especialização em fitoterapia clínica, entenderá a ação do fitoterápico no organismo e suas consequências, quando administrado em curto e longo prazo.

Como escolher a melhor instituição de ensino

A escolha da instituição de ensino para fazer a especialização em fitoterapia clínica é de grande importância. Somente uma escola referência, com professores capacitados e infraestrutura adequada poderá oferecer um curso completo, composto por todas as disciplinas que apresentamos neste artigo.

Para tanto é importante realizar ampla pesquisa e se tiver dúvidas entrar em contato com a instituição para obter mais detalhes.

Neste artigo falamos um pouco sobre a especialização em fitoterapia clínica. O curso conta com disciplinas que atendem a demanda do mercado e preparam o profissional para atuar em estabelecimentos como farmácias e laboratórios. Importante destacar que os estudos devem ser realizados em uma escola referência em saúde.

E então o que você achou do nosso artigo? Se tiver mais sugestões deixe aqui o seu recado.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×