Farmacêutico cosmetologista: quais as opções no mercado de trabalho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

farmacêutico cosmetologista

O farmacêutico cosmetologista encontra opções bastante atraentes no mercado de trabalho. Por ser um dos setores que mais cresce no país, há vagas na indústria, em farmácias e empresas que oferecem consultoria.

Importante destacar que a formação de qualidade é fundamental na busca por uma boa colocação no mercado de trabalho e por isso os estudos devem ser feitos em uma instituição de ensino de referência.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo vamos abordar as opções para o farmacêutico cosmetologista.

Há muitas vagas na indústria  

O Brasil é um dos países que mais consome produtos e serviços estéticos e os avanços tecnológicos têm feito com que haja um crescimento no número de vagas na indústria para o farmacêutico cosmetologista.

Para se ter uma ideia, já em 2010, ficava atrás apenas dos Estados Unidos e Japão no quesito faturamento. Em 2016, o setor movimentou bilhões e, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) a expectativa é de que 2017 tenha uma alta de 2 a 3%.

Por isso há tantas possibilidades dentro da indústria e nesses postos de trabalho o farmacêutico cosmetologista pode coordenar e realizar estudos de estabilidade físico-química e microbiológica das formulações aprovadas, desenvolver fórmulas cosméticas, registrar produtos aprovados em órgãos sanitários competentes, ajustar as concentrações de matérias-primas e substâncias ativas, promover treinamentos, entre outros.

farmacêutico cosmetologista

Farmacêutico cosmetologista também pode atuar em farmácias magistrais

As farmácias magistrais ou de manipulação têm tido um crescimento considerável. Mesmo durante a crise econômica, os proprietários de estabelecimentos na área declararam em pesquisa da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), que tiveram aumento no faturamento. As informações são de 2016.

Sendo assim, o número de vagas para farmacêutico cosmetologista nesses estabelecimentos também cresceu. Nessas farmácias o profissional está pronto para desempenhar as seguintes funções: gerenciar os laboratórios de produção das fórmulas, qualificar fornecedores e fabricantes, garantir o controle de informações relacionadas à produção, controle de qualidade e rastreabilidade do produto.

Também estão aptos para gerenciar e realizar atividades de controle da qualidade, desenvolver fórmulas, avaliar a prescrição e assegurar o armazenamento e dispensação correta de materiais.

Consultoria especializada é outra possibilidade de atuação

Além da indústria e das farmácias magistrais ou de manipulação, o farmacêutico cosmetologista também pode trabalhar como consultor. Nesse caso ele será contratado por empresas produtoras de cosméticos ou laboratórios.

Os salários nessa área são bastante atraentes já que é preciso uma formação muito qualificada para desempenhar as seguintes atividades: desenvolver fórmulas, preparar material técnico para visita médica, treinar profissionais de acordo com as boas práticas de fabricação, esclarecer dúvidas dos clientes e auditar sistemas de gestão de qualidade.

Como mostramos aqui no nosso artigo, o farmacêutico cosmetologista pode atuar na indústria, em farmácias de manipulação e também como consultor. É uma área com muitas possibilidades e salários bastante atraentes. Mas, para tanto, é fundamental fazer uma especialização de qualidade em instituição de ensino de referência.

Você já sabia sobre os postos de trabalho para o farmacêutico cosmetologista? Este artigo ajudou a entender sobre o assunto? Deixe aqui o seu recado e continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×