Farmacêutico magistral: qual a média salarial para esse profissional

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

farmacêutico magistral

A farmácia magistral ou farmácia de manipulação tem tido aumento considerável nos últimos anos. Prova disso é que mesmo diante da crise econômica, proprietários de estabelecimentos na área declararam em pesquisa da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), que tiveram aumento no faturamento. Os dados são de 2016.

Por isso a procura por profissionais especializados no setor também tem aumentado e neste artigo vamos abordar o quanto o farmacêutico magistral pode ganhar na profissão.

O que faz um farmacêutico magistral

Antes de abordar a faixa salarial do farmacêutico magistral é importante deixar claro o que ele faz. Entre as suas atribuições estão a avaliação e definição da infraestrutura de uma farmácia do setor e determinar prazo de validade dos produtos de acordo com critérios técnicos.

Pode ainda orientar o usuário sobre o uso racional do medicamento, interação com outros remédios e até mesmo alimentos. Também avalia a prescrição em relação a concentração e compatibilidade físico-química.

Sendo assim ele pode atuar em farmácias magistrais, laboratórios e na indústria.

Quanto ele pode ganhar?

Como há várias possibilidades de atuação para o farmacêutico magistral, determinar a remuneração fica um pouco mais complicado. Ainda assim há estimativas.

Como em qualquer outra profissão, o salário de um farmacêutico magistral pode variar de acordo com o cargo ocupado dentro da empresa. Para quem está iniciando a carreira a estimativa é de R$ 2 mil.

De acordo com levantamento da Anfarmag, 75% dos responsáveis técnicos das farmácias de manipulação são os proprietários. Isso significa que há muitos profissionais apostando no negócio próprio e esse fator influencia diretamente na remuneração.

Como proprietário, a remuneração, provavelmente será maior, bem como a qualidade, eficácia e segurança na produção dos medicamentos.

 

Aproveite para conhecer os cursos de especialização na área de manipulação magistral:

Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática

Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos

Um investimento que vale a pena

Importante destacar que esse é um mercado em ascensão no mundo todo. Sendo assim, vale a pena o investimento em um curso de especialização na área.

Uma das explicações para esse crescimento é a procura por tratamentos personalizados que o medicamento manipulado garante. Outra vantagem é o acesso a esses remédios.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o valor desses medicamentos chega a ser 20% menor em relação aos produzidos pela grande indústria.

A formação do farmacêutico magistral

Mercado em alta, diversas possibilidades de atuação, salários atrativos. Para desfrutar desse cenário, o farmacêutico magistral precisa de uma ótima formação.

Por isso é importante pesquisar uma instituição de ensino que ofereça conteúdo de acordo com a atualidade, corpo docente preparado e infraestrutura adequada.

Também será de grande valia observar o tempo de funcionamento da escola e os certificados emitidos por ela.

Neste artigo abordamos o mercado e a faixa salarial para o farmacêutico magistral ou farmacêutico de manipulação. Em alta, o setor conta com postos de trabalho na indústria, em laboratórios e estabelecimentos da área. O salário inicial gira em torno dos R$ 2 mil, mas pode sofrer alterações de acordo com cada Estado do país. Lembrando que a formação de qualidade será um dos fatores determinantes para o sucesso.

O que achou do nosso artigo? Ele esclareceu suas dúvidas sobre o tema? Comente aqui.

 

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×