Livros de Farmacologia Clínica: 5 livros para quem quer fazer uma pós-graduação na área

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

livros de farmacologia clínica

Quem está pensando em fazer uma pós-graduação na área de farmacologia clínica sabe o quanto os livros são importantes durante o processo de estudo. Com o passar do tempo muitas obras são revisadas e ganham novas versões, ajudando os profissionais a se atualizarem.

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar cinco livros de farmacologia clínica que merecem ser consultados não somente durante o período da pós-graduação como durante toda a carreira. Confira, lembrando que mesmo que já tenha lido algum deles, alguns foram reeditados.

1. Farmacologia Clínica e Terapêutica

Esse é um dos livros de farmacologia clínica importantes não só para quem está se formando como já atua na área. De autoria de Flávio Danni Fuchs e Lenita Wannmacher a obra está na quinta edição e foi reformulada estendendo a avaliação da eficácia de procedimentos a alternativas sem uso de medicamentos indicados para condições clínicas predominantes.

Em resumo, o livro traz informações sumarizadas e importantíssimas para o exercício do ato terapêutico.

2. Medicamentos na prática clínica

Neste livro o profissional da área de saúde encontra os principais fármacos usados na prática clínica. Contempla os princípios gerais de farmacologia e também traz informações para uma prescrição calcada em evidências.

Os autores, Elvino Barros e Helena M. T. Barros, ainda facilitaram a leitura, separando os medicamentos por grupo farmacológico e especialidade médica na qual são mais usados. Por isso está entre os livros de farmacologia clínica mais indicados.

livros de farmacologia clínica

3. Farmacologia Básica & Clínica

O título de Bertram G. Katzung, lançado há mais de 20 anos, está em sua nona edição. É considerado um dos livros de farmacologia clínica mais relevantes, pois traz conteúdo completo sobre os fármacos e terapêuticas, numa linguagem de fácil compreensão.

Não à toa, já foi traduzido em várias línguas como o espanhol, francês, chinês, japonês e até indonésio. Indicado para todos os profissionais que buscam uma especialização no setor.

4. Os Top 100 Medicamentos

Outro dos livros de farmacologia clínica que merece menção é esse. Os fármacos aparecem  em ordem alfabética e listados pelo sistema de indicação clínica. A obra ainda traz informações sobre as  indicações mais comuns, os mecanismos de ação, os efeitos adversos advertências e interações relevantes.

O livro é de autoria de Andrew Hitchings que organizou lado a lado as informações principais sobre a farmacologia e prescrição de cada fármaco, facilitando a leitura.

5. Atenção Farmacêutica — A Práxis da Assistência Farmacoterapêutica Clínica No SUS, também é um dos livros de Farmacologia Clínica

Esse título é indicado principalmente para quem pretende atuar no sistema público. A autora Nilva Maria Hübner trata do acompanhamento ao paciente diante da utilização de medicamentos, prevenção e controle de doenças infecciosas.

Em sua obra ela traz normas e diretrizes brasileiras para a atividade da atenção farmacêutica e descreve o método para a prática com ênfase em Semiologia Farmacêutica e Cronofarmacologia.

Neste artigo trouxemos uma seleção de cinco livros de farmacologia clínica para auxiliar nos estudos de quem está pensando em fazer uma pós-graduação na área. São títulos que merecem ser consultados, não somente durante o curso, como no decorrer da carreira. Assim como a leitura, escolher uma instituição de ensino de referência, que ofereça formação de qualidade, também será de grande importância para obter sucesso na profissão.

O que achou do nosso artigo sobre os livros de farmacologia clínica? Deixe aqui as suas impressões e sugestões. Continue nos acompanhando!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×