O que é farmacologia clínica?

farmacologia clínica

Farmacologia clínica é a área da farmácia dedicada ao estudo e prática do uso racional de medicamentos, em que os farmacêuticos cuidam do paciente de forma otimizada em relação à farmacoterapia, promovendo saúde e bem-estar além de curar ou prevenir doenças.

Além disso, a farmacologia clínica analisa a composição dos medicamentos, propriedades físicas e químicas, interações e associações, toxicologia, efeitos bioquímicos e fisiológicos, reações adversas, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para o seu uso terapêutico no tratamento de doenças.

Funcionalidades da farmacologia clínica

A farmacologia clínica contribui para a área da saúde no estudo e análise dos fármacos possíveis e disponíveis para determinado tratamento. Desse modo, a farmacologia alinha o efeito do medicamento aos resultados esperados no tratamento do paciente de forma a otimizar esse tratamento, avaliando aspectos relacionados ao tratamento como as doses necessárias, esquemas terapêuticos e condições de saúde do paciente.

Na farmacologia clínica, o profissional deve ser apto a tomar decisões precisas e eficazes, avaliando aspectos dos medicamentos como a padronização, aquisição, seleção e prescrição, gerindo todo o ciclo do medicamento por meio de uma análise crítica das características farmacológica-clínicas, atentando-se para a eficácia e segurança, bem como dos aspectos econômicos, prezando pelo princípio do uso racional dos medicamentos.

Desse modo, a farmacologia clínica alinha estudos e análises provindos de pesquisas clínicas sobre medicamentos, com informações obtidas de avaliações econômicas de medicamentos, tendo o objetivo de subsidiar a tomada de decisões sobre qual o medicamento mais adequado a ser ministrado com base na sua evidência científica e seu uso racional, trazendo benefícios tanto para o paciente no seu tratamento, como para as instituições de saúde.

farmacologia clínica

Área de atuação

O profissional farmacêutico na área de farmacologia clínica possui a função, dentre outras, de garantir o uso correto do medicamento de forma conjunta com a equipe multiprofissional de estabelecimentos de saúde, buscando reduzir o tempo de internação do paciente e melhorando a adesão dos medicamentos ao tratamento para garantir conforto e bem-estar ao paciente.

O profissional atua também na gestão da farmacoterapia, revisando aspectos relacionados à seleção, administração e resultados terapêuticos obtidos pelos medicamentos. Também educa e orienta o paciente quanto à condução do tratamento, além de poder fazer recomendações ao médico em ajustes durante o tratamento.

Além de atuar em hospitais e ambulatórios, a farmacologia clínica também inclui farmácias comunitárias, clínicas privadas, unidades básicas de saúde e lares de longa permanência. Também podendo ser exercida em qualquer local que tenha usuários de medicamentos expostos ao risco e as consequências de seu uso.

Desse modo, a farmacologia clínica possui um papel importante na área da saúde, desenvolvendo um trabalho multidisciplinar entre os profissionais e o paciente, buscando viabilizar um tratamento adequado para o paciente de forma eficaz e responsável, beneficiando a todos.

Agora que você conheceu um pouco melhor sobre a farmacologia clínica e sua importância na área de saúde, compartilhe conosco sua opinião ou dúvida sobre esse segmento nos comentários! Se você tem interesse em se especializar nessa área, entre em contato conosco agora mesmo pelo formulário abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.