O que é hemoterapia e terapia celular? Um profissional de biomedicina pode trabalhar na área?

Biomedicina

Uma área da saúde que tem atraído bastantes profissionais qualificados é a hemoterapia e terapia celular. Com a evolução tecnológica e da promoção da saúde, esse segmento de mercado tem demandado cada vez mais profissionais qualificados.

Entretanto, você sabe o que são essas áreas da saúde? Sabe como é possível ingressar nesse segmento e desenvolver uma carreira profissional promissora? Confira a seguir tudo sobre a hemoterapia e terapia celular e como é possível um profissional formado em biomedicina ingressar nessa área.

O que é hemoterapia?

A hemoterapia é um segmento da área de saúde e da biomedicina que abrange as técnicas e procedimentos que envolvem a análise do sangue. Ou seja, é o segmento que trabalha com a coleta, processamento e até mesmo a transfusão de sangue. A hemoterapia também abrange todos os demais procedimentos terapêuticos que estão relacionados ao sangue.

Essa área ainda engloba as atividades e procedimentos relacionados à análise laboratorial. Quer dizer que o profissional que trabalha com hemoterapia também é responsável pelos testes sorológicos para assegurar os processos de transfusão sanguínea. Além de poder trabalhar no segmento de pesquisa relacionado a doenças infecciosas.

E o que é terapia celular?

Por sua vez, a terapia celular é o segmento da área de saúde que compreende as atividades de obtenção, processamento e transfusão das células. Os profissionais da área de biomedicina são qualificados para atuarem na gestão dos procedimentos relacionados às células progenitoras, ou seja, podem atuar realizando atividades como a criopreservação e as terapias para transplantes.

Desse modo, a terapia celular abre portas para os profissionais da área de saúde atuarem nos processos relacionados à imuno-hematologia laboratorial, tendo a capacidade e o conhecimento técnico necessários para realizar diagnósticos de doenças transmissíveis pelo sangue. Além disso, esses profissionais estão aptos a indicarem terapias celulares, dentre outros processos que envolvam transfusões.

Biomedicina

Como um profissional de biomedicina pode trabalhar nessas áreas?

O profissional formado em biomedicina possui bastante conhecimento no trato e procedimentos em nível microscópico do corpo humano e seu funcionamento. Desse modo, os profissionais dessa área que se dedicarem a uma especialização ou uma pós-graduação em hemoterapia e terapia celular conseguem uma grande projeção no mercado de trabalho.

Com o domínio técnico e a atualização necessária para saber dominar as melhores práticas adotadas pelo mercado com a constante atualização tecnológica, o biomédico se torna uma figura chave para esse segmento, tendo uma grande demanda de mercado e reconhecimento profissional.

O profissional que se habilita e qualifica para atuar com os procedimentos relacionados aos bancos de sangue, bancos de medula óssea e de cordão umbilical possui um mercado cada vez mais promissor. Além disso, ainda é possível trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento, direcionando a carreira para área acadêmica e científica, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Você pôde conferir o que é e como funciona a área de hemoterapia e terapia celular, além de como o profissional formado em biomedicina pode atuar nesse segmento que tem se mostrado bastante promissor.

Ficou interessado nessa área e quer saber mais informações? É só conferir o nosso blog que você encontra boas informações para dar o próximo passo na sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.