O que faz um auditor biomédico?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

auditor biomédico

Quem se forma em biomedicina tem diversas possibilidades de atuação, podendo trabalhar, por exemplo, nas áreas de análises clínicas, de hemoterapia e terapia celular, de colpocitologia oncótica e de auditoria biomédica. São tantas as habilitações que, para alguns, fica difícil identificar o que cada uma delas é.

Para quem se interessou pelo último exemplo e planeja se tornar um auditor biomédico, mas não sabe muito bem do que se trata, este artigo pode ajudar. A seguir abordaremos o que este profissional faz. Acompanhe:

Como é o trabalho do auditor biomédico?

Entre as muitas áreas da biomedicina está a de auditoria, procedimento para a avaliação de documentação e processos baseados na legislação e normas vigentes, que garantem o adequado serviço de saúde.

Dessa forma, o trabalho do auditor biomédico é identificar possíveis pontos críticos nas unidades de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios), com base nos conhecimentos teóricos de auditoria. A partir dessa avaliação, ele vai conseguir propor melhorias, garantindo a padronização e a qualidade do atendimento prestado.

Quais as possibilidades de mercado?

A atuação como auditor biomédico é uma novidade no mercado, mas a procura por esse profissional tem crescido. Ele pode atuar como consultor em hospitais, clínicas, laboratórios, tanto no setor público como no privado.

Quem opta por esta habilitação, inclusive, está apto a investir em um negócio próprio, o que garante ainda mais possibilidades de aumentar a renda. Para tanto, é importante fazer um curso específico e solicitar o reconhecimento da habilitação junto ao Conselho Regional de Biomedicina do local onde atuará.

auditor biomédico

A importância do curso de pós-graduação em auditoria

Especializar-se é fundamental para ingressar em uma área tão específica como esta. Por isso, para ser um bom auditor biomédico, a dica é buscar uma pós-graduação. Durante o curso, o aluno terá contato com todo o conhecimento necessário para o desempenho de qualidade da atividade.

Entre as disciplinas oferecidas estão: introdução à auditoria em saúde; auditoria de custos em saúde; auditoria para assistência em saúde; auditoria para gestão em saúde; auditoria de qualidade e bioética na atuação profissional.

Cada uma delas será essencial para capacitar o profissional, preparando-o para os desafios do dia a dia da profissão.

A escolha da instituição de ensino fará a diferença

Para ter uma formação de qualidade como auditor biomédico é necessário buscar por uma instituição de ensino que preza pela qualidade. Para tanto, deve-se avaliar a grade curricular, que precisa estar de acordo com o que o mercado necessita.

Além disso, vale também ter atenção com o corpo docente. É importante que os professores sejam profissionais atuantes. Por fim, a dica é fazer uma visita à instituição para checar a infraestrutura oferecida.

Neste artigo mostramos que o auditor biomédico é um profissional em ascensão. Ele é responsável por identificar falhas em unidades de saúde e propor soluções que garantam a padronização e a qualidade no serviço prestado. Para seguir este caminho a recomendação é fazer um curso de pós-graduação na área em uma instituição de ensino que seja referência no mercado.  

Agora você já sabe o que faz um auditor. Se tiver outras sugestões para o nosso blog deixe um recado nos comentários e continue nos acompanhando.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×