O que faz um biomédico na área de hematologia e terapia celular?

Biomédico

A medicina tem evoluído constantemente e um dos campos que mais evoluem, com resultados significativos nas áreas de pesquisa e análise da saúde humana, é a área de hematologia e terapia celular.

A demanda por profissionais qualificados para atuarem nessas áreas da saúde tem aumentado, podendo ser um novo ramo de atuação para os profissionais formados na área de saúde, como o biomédico, por exemplo.

A seguir, você confere como um biomédico pode atuar na área de hematologia e terapia celular.

O que é Hematologia e Terapia Celular?

Antes de descrever as qualificações de um profissional biomédico na área de hematologia e terapia celular, é preciso entender com mais profundidade o que são essas áreas de atuação do segmento da saúde.

A hematologia é o segmento da área de saúde que trabalha com a obtenção, processamento e transfusão de sangue, lidando com todos os procedimentos terapêuticos que essas atividades envolvem. Além disso, a hematologia também lida com a análise laboratorial, ou seja, realiza os testes sorológicos para os processos de transfusão, além de realizar pesquisas de doenças infecciosas.

Já a terapia celular refere-se às atividades que envolvem a obtenção, processamento e transfusão de células progenitoras, bem como os processos relacionados à criopreservação e às terapias para transplantes.

Devido a natureza das atividades desenvolvidas, essas áreas demandam profissionais extremamente qualificados por conta da exigência à qualidade dos processos e procedimentos relativos ao sangue. Por isso que o biomédico torna-se um profissional requisitado para trabalhar nesse segmento, devido à sua formação profissional com todo o embasamento teórico-científico, bem como o domínio de técnicas específicas para realizar os procedimentos.

Biomédico

O que faz um biomédico nessas áreas?

O profissional biomédico é requisitado para trabalhar nas áreas de hematologia e terapia celular devido à sua formação acadêmica e conhecimentos adquiridos para realizar os procedimentos exigidos pelas diferentes áreas de saúde.

Quando o biomédico opta por atuar nos segmentos de hematologia e terapia celular, a realização de uma pós-graduação voltada para as duas áreas torna-se um fator diferencial na formação profissional e preparação para o mercado de trabalho.

Ao se especializar em hematologia e terapia celular, o biomédico torna-se habilitado para atuar em bancos de sangue, bancos de medula óssea e de cordão umbilical. Além desses setores extremamente valorizados, o biomédico também pode trabalhar em hospitais e laboratórios de análises clínicas.

O profissional biomédico, ao se especializar nessa área, distingue-se no mercado pela sua qualificação e habilidades diferenciadas ao realizar os processos relacionados aos estudos, análises e diagnósticos dos componentes hematológicos e onco-hematológicos.

Qual o diferencial competitivo do biomédico para trabalhar nessas áreas?

Quando opta por trabalhar no segmento de hematologia e terapia celular, o biomédico se diferencia no mercado ao se qualificar para atuar nos principais processos de trabalho do Ciclo Produtivo do Sangue.

Desse modo, o biomédico se qualifica para participar de atividades de hemoterapia como captação e triagem de doadores de sangue, coleta de sangue e aféreses, processamento, transporte e estocagem de hemocomponentes, hemoderivados e produtos criopreservados.

Além disso, o biomédico também atua nos processos de imuno-hematologia laboratorial, no diagnóstico de doenças transmissíveis através do sangue, nas terapias celulares e demais processos transfusionais.

Ficou interessado em trabalhar nessas áreas? Confira mais informações em nosso site de como você pode se especializar nesse segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.