Peeling para Celulite. Mito ou verdade?

A Hidrolipodistrofia Genóide (ou a popular celulite) é caracterizada pelo aspecto ondulado da pele em algumas áreas do corpo, afetando de 85% a 95% das mulheres após a puberdade. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.

A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino) tais como nos quadris, coxas e nádegas, podendo ser observada também na parte inferior do abdômen e braços; áreas essas em que, curiosamente, é observado o padrão feminino de deposição de gordura. A obesidade não é condição necessária para a sua existência. Há mulheres magras com celulite.

A causa da celulite ainda não é plenamente conhecida. Existem inúmeras teorias sendo estudadas. Os fatores predisponentes parecem ser hereditários tais como gênero, etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura. Os fatores agravantes parecem ser os hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estresse, fumo, gestação e medicamentos (entre eles os anticoncepcionais).

Existem vários graus de celulite, desde aquele em que as depressões só aparecem quando pinçamos a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado e nodulações sempre visíveis.

A hipertrofia do tecido adiposo, seguido do comprometimento dérmico das fibras colágenas, elásticas e de toda circulação linfática e sanguínea faz com que a superfície da pele, ou seja, a epiderme da região acometida pela celulite, ganhe um aspecto sem viço, sem elasticidade, gélida e sem nutrição.

 

Por que o peeling químico ajudaria na celulite?

O Peeling químico é uma técnica empregada com sucesso para tratar as fisiopatologias estéticas. Consiste em uma agressão controlada e precisa na pele causada por um agente químico seguida da recuperação total e absoluta da mesma. A técnica oferece resultados excelentes quando usada isoladamente ou até mesmo associada a outros protocolos estéticos.

 

Em 2013 um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostrou que 49% dos especialistas na área de estética indicam o Peeling como primeira opção de tratamento para rejuvenescimento facial e suavização de manchas e marcas de acne.

 

Se a técnica é comprovadamente eficaz no rejuvenescimento da pele, por que não a empregarmos em uma pele cuja superfície esteja sem viço, sem elasticidade, gélida e sem nutrição, como que é o caso da superfície da pele nas regiões acometidas pela celulite?

 

Ao decaparmos a região onde a celulite está instalada, obteremos um estímulo dérmico e também uma renovação celular perceptível para a cliente, com resultados visíveis quanto à melhora no aspecto da celulite, antes mesmo que os tratamentos tradicionais eletroterápicos e as massagens possam começar a surtir efeito.  Além disso, favorece também o poder de permeação dos ativos cosméticos empregados nos protocolos de cabine e no home care.

 

Pratiquem essa estratégia! Ainda há tempo de otimizarmos nossos protocolos pré-verão!

 

Profª Silvana Simão Professora Ibeco, Esteticista, Especialista em Cosmetologia Clínica, Curso de Extensão pela Universidade Européia de Madrid em técnicas estéticas fisioterapêuticas faciais e corporais.
Profª Silvana Simão
Professora Ibeco, Esteticista, Especialista em Cosmetologia Clínica, Curso de Extensão pela Universidade Européia de Madrid em técnicas estéticas fisioterapêuticas faciais e corporais.