Pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas: quais disciplinas são abordadas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas

A qualidade do ensino é fundamental para quem vai fazer um curso de especialização. Por isso, vale redobrar a atenção na hora de escolher a instituição onde irá estudar.

A grade curricular será fundamental para a formação de qualidade. Se a ideia for cursar uma pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas, confira neste artigo cada uma das disciplinas. Assim será possível saber o que não pode faltar no curso voltado para a área. Veja só:

Como é a pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas?

A pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas conta com aulas teóricas e práticas para uma formação que permita ao profissional atuar na execução, interpretação e diagnóstico laboratorial.

O curso tem 360 horas de duração, e os interessados em fazer a pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas devem ser graduados na área da saúde em biomedicina, farmácia ou biologia.

É importante destacar que o curso de pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas deve ser feito em uma instituição de ensino de referência no mercado para uma formação de qualidade.

Mas afinal, quais são as disciplinas que compõem o curso?

A pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas de qualidade conta com 12 disciplinas, que são fundamentais para o exercício da atividade profissional. São elas:

  •        Controle de Qualidade em Análises Clínicas

A disciplina foca no funcionamento eficiente dos laboratórios de análises clínicas para evitar ao máximo os erros.

  •        Fisiopatologia Básica e Clínica

Em fisiopatologia o aluno aprende a interpretar determinada alteração em materiais biológicos, sendo necessário o domínio da fisiopatologia básica e clínica do organismo humano.

  •        Hematologia Clínica: avaliação e diagnóstico clínico

É o estudo das células do sangue, identificando as saudáveis da célula em patologia para saber diferenciar os tipos de doenças relacionadas.

  •        Bioquímica Clínica e Metabolismo Celular: interpretação

Nesta disciplina o aluno estuda a estrutura e propriedade dos compostos químicos do organismo e a relação entre os processos fisiológicos e bioquímicos.

pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas

  •        Biologia Molecular Diagnóstica

Aqui o aluno aprende a técnica de obtenção de resultados utilizando a biologia molecular para o diagnóstico rápido e preciso, preparando corretamente o material e evitando qualquer contaminação que possa influenciar no resultado.

  •        Microbiologia Clínica

É o estudo dos principais agentes microbianos, que causam doenças infectocontagiosas no organismo humano.

  •        Parasitologia Clínica

O aluno estudará a ação de parasitas no organismo humano, identificando o parasita para o tratamento. É importante para o desenvolvimento de métodos de prevenção, reabilitação e promoção da saúde.

  •        Imunologia Clínica: aplicabilidade clínica e terapêutica

Aqui o aluno estuda os diversos exames realizados para diagnosticar patologias associadas ao distúrbio ou ativação do sistema imunológico, descobrindo os componentes do sistema imunológico, evidenciados devido a determinado desequilíbrio ou perturbação fisiológica no organismo.

  •        Uroanálise: interpretação e diagnóstico

Esta matéria se refere ao estudo, interpretação e diagnóstico da urina para descobrir patologias associadas ao funcionamento anormal dos rins e trato urinário inferior.

  •        Toxicologia e Análises Toxicológicas

Nesta matéria o aluno aprende métodos analíticos para determinar o abuso de drogas. Analisa metais e biomonitoramento em materiais biológicos para descobrir a presença toxicológica no organismo para evitar complicações.

  •        Bioética na Atuação Profissional

Esta disciplina trata da conduta ética diante de resultados positivos para doenças como o HIV.

  •        Metodologia da Pesquisa Científica

Nesta matéria o aluno elabora um artigo científico associando todas as disciplinas.

Neste artigo abordamos as 12 disciplinas que compõem o curso de pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas e garantem todo o conhecimento necessário para a atuação na área. Lembrando que é importante avaliar muito bem a instituição de ensino onde realizará os estudos, uma vez que a qualidade da formação é fundamental.

Para saber mais sobre os cursos de biomedicina, acompanhe os textos do nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×