Pós-graduação em Farmacologia Clínica: qual objetivo desse curso?

pós-graduação em Farmacologia Clínica

Você conhece as funções que a farmacologia clínica desempenha na área da saúde, bem como a sua importância e destaque no mercado de trabalho. Sendo assim, conhecendo o cenário promissor dessa área de atuação para o profissional formado em farmácia, cursar uma pós-graduação em Farmacologia Clínica pode ser uma excelente decisão para incrementar sua capacitação e ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Ficou interessado sobre essa proposta? A seguir você vai entender melhor qual o objetivo da pós-graduação em Farmacologia Clínica e quais as vantagens que esse curso pode oferecer na sua carreira profissional.

Qual o objetivo da pós-graduação em Farmacologia Clínica?

A farmacologia clínica é uma área da farmácia responsável pelo esclarecimento do uso dos medicamentos para a sociedade, informando e orientando os pacientes e os profissionais envolvidos na administração dos medicamentos sobre a melhor forma de usar e administrar as medicações, prezando pelo tratamento eficaz e adequado, realizado no menor espaço de tempo, com a dosagem e o tempo de ingestão adequado para o tratamento e bem-estar do paciente.

Com esse panorama, a pós-graduação em Farmacologia Clínica tem como objetivos:

  • Capacitar o profissional com o conhecimento adequado sobre todos os quesitos relacionados à administração de um medicamento;
  • Proporcionar uma vivência clínica ao aluno;
  • Prover o conhecimento necessário para o profissional identificar, prevenir e atuar sobre os problemas gerados pelo uso indevido de medicamentos;
  • Capacitar o profissional para realizar o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente, prezando pelo tratamento mais eficiente, num menor espaço de tempo, com a utilização correta da dosagem e dos medicamentos, prezando pelo restabelecimento da saúde e bem-estar do paciente.

pós-graduação em Farmacologia Clínica

Quais as habilidades que a pós-graduação em Farmacologia Clínica vai lhe proporcionar?

Durante o curso de pós-graduação em Farmacologia Clínica você irá adquirir conhecimento e habilidade para:

  • Implantar os processos e procedimentos em farmácia clínica, considerando os aspectos legais e éticos;
  • Desenvolver um planejamento estratégico para a administração e aplicação da farmácia clínica;
  • Utilizar os conceitos da semiologia;
  • Desenvolver habilidades para realizar uma comunicação interpessoal eficaz;
  • Solicitar e interpretar exames laboratoriais;
  • Desenvolver processos relativos à farmacovigilância e farmacoepidemiologia aplicados à farmácia clínica;
  • Utilizar os conceitos e habilidades da farmacocinética e farmacologia clínica para a atenção farmacêutica;
  • Argumentar sobre os processos fisiopatológicos e farmacoterapia relativos às doenças dos sistemas humanos;
  • Analisar e sugerir processos fisiopatológicos e farmacoterapia relacionados às doenças oncológicas, aos pacientes idosos e aos pacientes pediátricos, de acordo com a especificidade de cada um;
  • Discutir os processos fisiopatológicos e farmacoterapia aplicada às doenças infecciosas e parasitárias.

Todo esse conhecimento e todas essas habilidades que vai adquirir na pós-graduação em Farmacologia Clínica estão distribuídos em uma carga horária de 360 horas, dividida em dois módulos e distribuída entre 12 matérias, além das atividades complementares. Você pode conferir todas as informações sobre a pós-graduação em nosso site.

Com um cenário de atuação promissor na área e com todas essas habilidades que poderão ser desenvolvidas, você ficou interessado em fazer a pós-graduação em Farmacologia Clínica? Compartilhe conosco suas ideias! Queremos ajudar no seu desenvolvimento e formação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.