Protocolo de Resultado para Melasma – Para Biomédicos Estetas

O relato abaixo é de uma aluna do curso de Pós-Graduação em Biomedicina Estética do Ibeco que, realizou um tratamento de melasma e obteve excelentes resultados com o protocolo. Confira!

 

“É um prazer escrever para o blog do IBECO, meu nome é Marina Resende Galvão de França aluna da turma de Pós-Graduação em Biomedicina Estética – PGBE0213 e tive a satisfação de, logo no início do curso, ter as primeiras aulas de peeling com a professora Silvana Simão, que nos transmitiu a sua matéria com excelência permitindo que eu, ainda aluna, tivesse interesse e confiança para praticar em outros pacientes que não fossem só meus familiares.

A princípio, fui às academias da minha cidade – Candeias, no interior de Minas Gerais – realizando avaliações de pele gratuitamente para conhecer o perfil da minha comunidade e suas maiores queixas e, dentre elas, a queixa primordial eram as MANCHAS e MELASMAS, pois segundo relato das pacientes, as hipercromias da pele lhes conferiam uma aparência mais velha que a verdadeira idade cronológica.

As manchas podem surgir de várias formas, pelo stress, maus hábitos de vida, pelo próprio envelhecimento fisiológico, mas principalmente pelo fotoenvelhecimento e, no caso de melasmas, por alterações hormonais ou por grande stress emocional. Realizando as anamneses dessas pacientes, também pude perceber a falta de uma rotina básica de cuidados com a pele do rosto e falta de uso de um fotoprotetor solar adequado. Grande maioria das pacientes não usava protetor solar diariamente e as que usavam faziam apenas uma aplicação diária.

Finalizada essa pesquisa populacional, iniciei meus atendimentos com limpeza de pele e peelings e no dia sete de maio de dois mil e quatorze (07/05/2014) dei início ao meu primeiro protocolo de peeling para melasma. Minha paciente, aos 36 anos e mãe de dois filhos, apresentava uma vida comum a de muitas outras mães brasileiras, trabalhava dentro e fora de casa e não tinha hábitos de cuidado com a pele do rosto, usava apenas filtro solar quando se lembrava de aplicá-lo. Era um fototipo III de pele, glogau tipo II e flacidez ++/4, uma pele fina e lisa, com biotipo de pele mista à seca com presença de poucas telangectasias na asa do nariz, poucas linhas de expressão na fronte da testa e orbicular dos olhos e hipercromias bem destacadas.

O maior desafio dessa paciente, é que ela não desejava fazer tratamentos com peelings muito agressivos, queria procedimentos a nível leve a moderado, sem grandes inflamações ou descamações da pele para que ela pudesse ter mais segurança no dia-a-dia pós-peeling, sem correr risco de possíveis reações adversas. Iniciamos o tratamento com 20 dias de pré-peeling com ácido mandélico a 2% mais hidroquinona 4% e, no dia 26 de agosto de 2014, realizamos seu primeiro procedimento com peeling enzimático de romã mais ácido mandélico à 30% pH 3,5. Para o pós-peeling, utilizei a mesma indicação do pré-peeling e orientei a paciente que ela voltasse a utilizá-lo 10 dias após nossa sessão de peeling e, completando mais 20 dias do uso do ácido, realizamos a segunda sessão em 25 de setembro de 2014 com peeling enzimático de romã mais ácido mandélico à 30% pH 3,5 finalizando com hidratação pós-peeling com fluido hidratante – Hialuderme – da Bel Col cosméticos.

Da terceira até a sexta sessão repetimos mês a mês esse primeiro protocolo, porém no início deste ano, março de 2015, tivemos mais um encontro com a professora Silvana Simão para aula de peelings avançados e a partir da sétima sessão, em 10 de março de 2015, alterei o protocolo de peelings da paciente. Fiz uma nova indicação de pré-peeling com ácido retinóico a 0,03% mais hidroquinona à 4% e orientei seu uso com 20 dias de pré-peeling e para o peeling realizei a aplicação dos ácidos de Jesner Modificado (sem resorcina) mais ácido lático à 30% finalizando o procedimento com uma hidratação nutritiva do fluido – Piel Sérun da Bel Col –aplicado junto a uma máscara de oclusão.

Para pós-peeling, após 10 dias do procedimento, a paciente voltou a usar o ácido indicado para o pré-peeling e esse procedimento se repetiu, mês a mês, até a décima sessão realizada no dia 16 de junho de 2015, quando foram tiradas as seguintes fotos (antes e depois):

 

Melasma 1 - Ibeco Melasma 2 - Ibeco Melasma 3 - Ibeco

 

A paciente mostrou uma melhora significativa das hipercromias, olheiras, linhas de expressão, viço, brilho e elasticidade da pele. Relatou-se grande satisfação dos resultados e o desejo de continuar em tratamento. A paciente apresenta agora hábitos diários de cuidados com a pele com uso da espuma de limpeza Neo Super, tônico Hidrafresh e fluido antioxidante, clareador e hidratante Bio C, todos produtos da Bel Col Cosméticos mais filtro solar FPS 30 e PPD20.

 

 

Dra Marina R. Galvão de França Biomédica, Pós-Graduanda em Biomedicina Estética
Dra Marina R. Galvão de França
Biomédica, Pós-Graduanda em Biomedicina Estética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: O conteúdo e as fotos são de inteira responsabilidade da aluna Marina Resende Galvão de França, Pós-graduanda em Biomedicina Estética.