Quais as opções de trabalho e faixa salarial para o farmacêutico clínico

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

farmacêuticos clínicos

A graduação em farmácia está chegando ao fim e você finalmente poderá ser um farmacêutico habilitado a exercer sua profissão. Dentre as mais de 70 possíveis áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico clínico continua sendo o mais requisitado e com mais opções de trabalho no mercado.

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2016 o Brasil registrava quase 100 mil farmácias e drogarias, configurando o quarto maior mercado farmacêutico mundial, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Japão.

O avanço tecnológico atrelado à ciência e ao desenvolvimento de medicamentos torna o mercado ainda mais promissor. Além disso, atualmente há um fortalecimento da Farmácia Clínica, em que o farmacêutico clínico se torna ainda mais requisitado, aquecendo o mercado profissional.

Áreas de Atuação para o Farmacêutico Clínico

A farmácia clínica geralmente é uma das áreas de maior interesse dos farmacêuticos por conciliar os conhecimentos técnicos com o tratamento da melhoria e bem-estar dos pacientes. Sendo assim, o farmacêutico clínico tem a função primordial de garantir o uso correto de administração do medicamento, buscando reduzir o tempo de internação do paciente por meio da eficácia do tratamento e melhoria da saúde e bem-estar do mesmo.

Por exemplo, o farmacêutico clínico que atua na assistência farmacêutica de tratamentos oncológicos deve se dedicar para além do preparo dos medicamentos de combate à doença. Além de analisar a prescrição do tratamento, conforme as condições clínicas do paciente e do protocolo de tratamento, o farmacêutico clínico deve avaliar as possíveis interações medicamentosas. Para além desse exemplo, qualquer acompanhamento de tratamento do paciente o farmacêutico clínico deve desenvolver essa função. Desse modo, ao realizar esse acompanhamento farmacoterapêutico, o profissional busca garantir a eficácia do tratamento e seu uso seguro, trazendo resultados eficazes e bem-estar para o paciente.

Outro grande campo de atuação do farmacêutico clínico são as farmácias comunitárias. Nesses locais, o farmacêutico clínico é o responsável por dispensar, orientar e prestar informações aos pacientes, além de controlar o estoque de medicamentos sujeitos à fiscalização dos órgãos reguladores.

Além das farmácias comunitárias e hospitais, o farmacêutico clínico pode atuar também em clínicas particulares, ambulatórios, unidades básicas de saúde, bem como em lares de longa permanência.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para farmacêuticos:

Pós-graduação em Farmacologia Clínica

Pós-graduação em Fitoterapia Clínica

Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática

Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos

Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Jornada de Trabalho

A jornada de trabalho do farmacêutico clínico pode variar conforme a função exercida e o local de trabalho, podendo ser entre 10 e 48 horas semanais. Geralmente, a jornada de trabalho varia entre 40 e 44 horas semanais.

O farmacêutico clínico que trabalha como diarista ou plantonista em farmácias comunitárias, por exemplo, geralmente tem a jornada de trabalho de 8 horas diárias. Já aquele que atua como plantonista em hospitais ou unidades básicas de saúde, o regime de trabalho pode ser escalonado, sendo 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.

Média salarial do farmacêutico clínico

Assim como a jornada de trabalho pode variar, a média salarial do farmacêutico clínico também varia conforme seu cargo, estabelecimento em que trabalha e até mesmo o estado em que atua. Isso porque o piso salarial é regulado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) que varia em cada estado.

Pensando em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, o piso salarial do farmacêutico clínico pode ser, em média, R$ 3.923,62 na região sudeste. Entretanto, à medida que o profissional vai se especializando e se diferenciando no mercado de trabalho, o salário pode ir aumentando, chegando a receber R$ 12 mil, por exemplo.

Com o mercado de trabalho em expansão para a área farmacêutica e pela crescente demanda por farmacêuticos clínicos, você pode se informar e traçar as melhores estratégias e oportunidades para sua carreira profissional. Ao estabelecer o seu planejamento de carreira profissional, você pode aprofundar seus conhecimentos lendo outros artigos no nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×