Qual a faixa salarial e opções de mercado para o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica

Os medicamentos fitoterápicos ainda geram dúvidas na população. Alguns não acreditam na sua eficácia por se tratarem de remédios feitos apenas a base de plantas. No entanto, há cada vez mais estudos na área e a recomendação profissional deles também tem crescido.

Com o crescimento do mercado, aumenta também a necessidade de mão de obra qualificada. Por isso o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica conta com boas oportunidades como mostraremos neste artigo.

O mercado de fitoterapia

Desde 2013 o Brasil tem apresentado crescimento do mercado de fitoterápicos. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), divulgada em 2016, o setor chega a movimentar de 400 a 500 milhões de dólares por ano no país.

Vários fatores impulsionaram o aumento como maior investimento em pesquisas e o acesso a informação para população. Unidades de saúde públicas também passaram a fazer mais uso desses medicamentos.

Outro ponto importante foi a resolução 546 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que permite ao profissional de farmácia recomendar ao consumidor os fitoterápicos e plantas medicinais, sem a necessidade de prescrição.

Por tudo isso o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica tem um setor bastante promissor.

Quanto ganha o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica e as opções de mercado

O farmacêutico especializado em fitoterapia clínica é o profissional que indicará os remédios a base de plantas de forma segura e eficiente para tratamento de diversos problemas.

o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica

Atuará principalmente em drogarias e farmácias, mas pode fazer parte também de uma equipe interdisciplinar em unidades de saúde no setor privado e público.

Os salários nessa área variam bastante e por isso não é possível ter um valor exato. No entanto, um farmacêutico especializado em fitoterapia clínica pode ganhar de R$ 1.500,00 a R$ 20.000,00. Importante salientar também que por ser muito grande, o Brasil apresenta variações na remuneração em cada estado.

Outra questão a ser levada em consideração quando o assunto é trabalho é a formação de qualidade.

A necessidade de uma boa formação

Uma boa formação garante muito mais chances de crescimento na profissão. Por isso o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica deve fazer um curso que garanta todo o conhecimento necessário.

Na busca de uma instituição de ensino é importante avaliar alguns quesitos. Entre eles o tempo de atuação da escola, os certificados emitidos por ela, o corpo docente e a estrutura oferecida.

Os objetivos do curso e a grade disciplinar devem ser claros. Em fitoterapia clínica, por exemplo, é importante que o aluno, ao término do curso, esteja capacitado para recomendar os medicamentos e entender o mecanismo de ação no organismo.

Depois de avaliar todas essas questões é que o profissional pode se matricular com tranquilidade e fazer o curso que deseja.

Como mostramos neste artigo o mercado fitoterápico está em alta. Por isso o farmacêutico especializado em fitoterapia clínica encontra ótimas oportunidades de trabalho, ainda que os salários variem muito, principalmente no começo da carreira. Mas, para ter sucesso, um dos principais requisitos é a formação. O curso tem que ser de qualidade, em uma instituição de referência no mercado!

Gostou do tema que abordamos neste artigo? Ele ajudou a tirar suas dúvidas? Deixe aqui as suas impressões e continue acompanhando nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×