Tricologia no Âmbito Educacional

Tricologia é um novo ramo na área estética. É o estudo mais profundo dos cabelos e o seu sistema fisiológico. Os antigos Egípcios e Gregos praticavam manobras e cuidados com os cabelos em suas épocas, utilizando artifícios que potencializavam as funções do couro cabeludo. Hoje temos técnicas similarmente, conhecidas como Terapia Capilar.

Após o surgimento dos estudos desenvolvidos por tricologistas e seus percussores, os tratamentos evoluíram muito, também o crescimento da indústria cosmética capilar e os avanços tecnológicos dos equipamentos. A Terapia Capilar conquistou o setor de beleza, atuando na diversidade de disfunções e doenças do couro cabeludo e desgastes dos cabelos. Hoje em dia existem clínicas só para Terapia Capilar, confirmando a projeção que este serviço tem no mercado atual, muito mais completo do que os tratamentos das antigas civilizações.

A Tricologia estuda as condições físicas dos cabelos e o desenvolvimento biológico do sistema capilar. Um fio de cabelo contém em sua morfologia, estruturas e ações mecânicas naturais, que interagem dependendo do estímulo. O cabelo nos dá as condições de mudá-lo de diversas formas, como sua cor e forma, por exemplo. O sistema que produz o cabelo tem o seu ciclo vital, podendo sofrer alterações, que consequentemente, comprometem o seu desenvolvimento. O crescimento dos cabelos é mais uma função em constante produção do organismo, que serve para situações específicas de proteção ao mesmo, já que qualquer fator negativo pode afetar o desenvolvimento.

Quando tudo isso é analisado microscopicamente, tanto a estrutura do “pelo”, quanto a formação da fibra capilar, vemos que o cabelo é muito mais complexo do que apenas um fio, sendo considerado pelos seus pesquisadores uma fibra proteica. O estudo é fundamental para o entendimento desse universo proteico, pois a pesquisa acadêmica nos dá as respostas de toda a interação do complexo capilar e seus tratamentos.

A Tricologia na atualidade já se encontra nos cursos de pós-graduação e em outras especializações, proporcionando ao profissional, o entendimento do que é o cabelo, formando para o mercado de trabalho, profissionais que podem atuar como terapeutas capilares, pesquisadores, consultores cosméticos e especialistas em Tricologia. O estudo é interdisciplinar, envolvendo diversas áreas, algumas como Biologia e Química.

São diversos profissionais que se apropriarão deste estudo, como formuladores de produtos e químicos de cosméticos capilares, médicos dermatologistas e cirurgiões capilares, cabeleireiros, terapeutas capilares e esteticistas. O conhecimento proporciona a interação com o cabelo, ajudando nas modificações e recuperações das disfunções com as suas alterações em seus ciclos de vida. Através de trabalhos acadêmicos, os tricologistas estão construindo conteúdos científicos, fortalecendo o tema e favorecendo o conhecimento dos pesquisadores, sendo essencial o apoio institucional.

É possível reverter o quadro agravante das doenças e também retardar quedas de cabelos, cuidando das diversas doenças que acometem no couro cabeludo, entre alopecias, tínea capilar, pitiríase e dermatites seborreicas. O profissional tricologista sabe lidar com esses problemas e as suas soluções, sendo o especialista hoje mais recomendado. Este profissional tem que estar em constante aperfeiçoamento, já que o sistema capilar iniciou sua trajetória nos cuidados da medicina, dando os passos para uma nova ciência.

Rodrigo Banqueri Professor Ibeco, com experiência na área da beleza há 16 anos. Hair Stylist com Graduação em Visagismo e Terapia Capilar e Pós-Graduação em Tricologia Cosmética.
Rodrigo Banqueri
Professor Ibeco, com experiência na área da beleza há 16 anos.
Hair Stylist com Graduação em Visagismo e Terapia Capilar e Pós-Graduação em Tricologia Cosmética.