Logo - Ibeco

Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica

Desde 2001 ministramos cursos na área da Estética e Saúde

(11) 3073-1469
Banner - Ibeco

DESCONTOS PARA MATRÍCULA ANTECIPADA

  Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica

Ibeco - Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica

Em uma pesquisa divulgada em 2016, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), o mercado de fitoterápico sobe de 6% a 7% em relação ao mercado farmacêutico e chega a movimentar de 400 a 500 milhões de dólares por ano no Brasil, e até US$ 27 bilhões (equivalente a cerca de 7% do mercado mundial de medicamentos). Este amplo mercado absorve profissionais de saúde no que diz respeito ao conhecimento aprofundado das classes fitoterápicas, permitindo a indicação de uso e prescrição na prática clínica, com notório crescimento e difusão no meio acadêmico e científico, trazendo resultados tão ou mais eficazes que as drogas sintetizadas, o que é de grande importância ao usuário destes medicamentos provenientes de plantas e que geram uma toxicidade incomparavelmente reduzida em relação as classes mais prescritas atualmente.
 

Portadores de diploma de graduação de nível superior na área da saúde, dentro das normativas educacionais e reconhecidas pelo MEC (Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Educação Física e outros).

– Reconhecer o(s) mecanismo(s) de ação dos principais fitoterápicos nas diferentes doenças e em outras condições como na atividade física e estética.
– Realizar prescrição dos fitoterápicos (quando regulamentado pela classe).
– Reconhecer as principais moléculas fitoquímicas e suas aplicações na saúde e na doença.
– Reconhecer as principais interações entre os fitoterápicos prescritos e medicamentos alopáticos.
– Entender o mecanismo de ação do fitoterápico no organismo in vivo e suas consequências quando administrado a curto e longo prazo.
– Análise crítica sobre a substituição de uma terapêutica alopática pela fitoterápica, além de individualidade do paciente e sua sintomatologia.

Habilitar os profissionais da área da saúde para utilização segura e eficiente da fitoterapia de ação profilática, para tratamento de diversas doenças, no desempenho das atividades físicas e na estética de forma integrativa. O conhecimento terapêutico, fisiopatológico, farmacodinâmico, farmacocinético, assim como os cuidados na administração, toxicidade e interações permitirá que o aluno atue desde a avaliação, indicação e prescrição até o acompanhamento clínico do tratamento fitoterápico.

MÓDULO I

Introdução à Fitoterapia, Farmacocinética e Farmacodinâmica I
Introdução a Fitoterapia – aspectos históricos, usos e aplicações, uso da fitoterapia nas terapias integrativas, conceitos: Droga Vegetal, Planta e fitoterápicos.
Compreensão dos mecanismos básicos da farmacocinética e farmacodinâmica dos diferentes compostos fitoquímicos. Conhecimentos das diversas formas farmacêuticas para fitoterápicos. Como prescrever fitoterápico (receituário). Compreender os mecanismos de ação das espécies reativas (radicais livres), sistemas antioxidantes e antioxidantes no organismo. Legislação de fitoterápicos no Brasil e entre as classes de atuação; fitoterápicos no Sistema único de Saúde (SUS).
 
Interações entre Fitoterápicos X Alimentos X Medicamentos
Compreensão e reconhecimento das mais diversas interações entre fitoterápicos e alimentos; e fitoterápicos e medicamentos. A formação de metabólitos secundários e toxicidade dos fitoterápicos e como avaliar a qualidade dos insumos fitoterápicos.
 
Fitoterápicos Aplicados no Emagrecimento
Os pilares para o emagrecimento, inclusão dos fitoterápicos como auxiliares nesse processo. Identificar quais fitoterápicos possuem ação comprovada cientificamente sobre a perda de peso e ganho de massa muscular, como e quando prescrever, quais as principais interações positivas e negativas no uso de fitoterápicos para o emagrecimento e controle do apetite.
 
Fitoterápicos Aplicados na Dermatologia/Fitocosméticos
Avaliar as principais buscas em tratamentos dermatológicos: clareamento, rejuvenescimento, tratamentos acneicos e cicatrizantes entre outros. Estrutura da pele e suas principais características que facilitam a identificação do uso da fitoterapia em condições específicas.
Aprendizado e reconhecimento de fitoterápicos/fitocosméticos utilizados para fins estéticos, conceitos básicos para prescrição e indicação dos fitocosméticos, elaboração correta e adequada da prescrição.
 
Nutracêuticos, Apicoterápicos e Osmologia
A promoção do bem-estar através de produtos que agem de forma funcional e agregam ação extra como aqueles que são nutricionais, mas podem agir como medicamentos ou agregar melhorias como qualidade de vida, por exemplo.
Conhecimentos sobre os nutracêuticos e produtos apicoterápicos e suas principais aplicações, como tirar proveito desses ativos na beleza e na prevenção de doenças. Entender e aplicar os conceitos da osmologia no tratamento de doenças e na estética.
 

MÓDULO II

Fitoterapia Aplicada as Doenças Metabólicas
Conhecimento sobre os principais fitoterápicos que contribuam no tratamento principal ou como coadjuvantes de doenças metabólicas como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, doenças renais, entre outras. Compreender a fisiopatologia das doenças para, assim, prescrever o fitoterápico ou fazer associações para obtenção de um resultado eficiente no tratamento.
 
Fitoterapia e Suplementos Aplicados a Geriatria e Doenças do Sistema Nervoso Central
Conhecimento de fitoterápicos com ações sobre o sistema nervoso central, o papel dos neurotransmissores nas doenças psiquiátricas e a intervenção fitoterápica nesses quadros, bem como nas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, Demência Senil, Transtornos do Espectro Autista – TEA entre outras e doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão. Interação entre fitoterápicos e psicotrópicos, convulsivantes, entre outros, quando e por quanto tempo utilizar fitoterápicos com ação no sistema nervoso central. Processo fisiológico do envelhecimento e a atuação dos fitoterápicos nesse processo contribuindo na qualidade de vida dessa população.
 
Fitoterapia Aplicada ao Sistema Gastrointestinal
Orientações e explicações sobre os mais diversos fitoterápicos utilizados como anti-inflamatórios do trato gastrointestinal, antieméticos, antiácidos e carminativos. Abordar posologia e forma farmacêutica mais utilizadas na prescrição, além de interações com medicamentos e alimentos.
 
Fitoterapia Anti-Inflamatória e Analgésica
Compreensão dos conceitos básicos sobre inflamação e analgesia e os mecanismos de ação dos fitoterápicos sobre essas condições. Prescrição de fitoterápicos com efeitos anti-inflamatórios e analgésicos sistêmicos. Formas de prescrição isolados ou associados, formas farmacêuticas e posologias.
Abordagem dos fitoterápicos com ações antimicrobianas e antifúngicas. O uso de fitoterápicos nas afeções do trato geniturinário e as disfunções sexuais.
 
Fitoterapia Aplicada as Doenças Autoimunes e no Câncer
Conhecimento sobre a farmacocinética e farmacodinâmica dos principais fitoterápicos prescritos nas doenças autoimunes e no câncer. Compreensão da fisiopatologia e como prevenir e/ou tratar o câncer e doenças autoimunes e do sistema imunológico, como infecções virais, utilizando-se de fitoterápicos.
 
Etnofarmacologia e PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais Conceitos básicos sobre a utilização de fármacos tradicionais e as PANCS; como identificá-las, seus efeitos farmacológicos, toxicidade e cultivo.
 
Desenvolvimento de Protocolos Fitoterápicos (Práticas Clínica e Laboratorial) Aprendizado teórico/ prático da manipulação de fitoterápicos (aulas demonstrativas). Compreensão e aplicação das mais diversas formas farmacêuticas dos fitoterápicos. Elaboração de protocolos de administração de fitoterápicos nas mais diversas doenças.
 
Metodologia da Pesquisa
Orientação sobre as mais diversas bases de dados de pesquisa científica (Pubmed, Scielo, Embase, Web of Science, entre outros).
Pesquisa sobre os conhecimentos comprovados e relevantes na área de fitoterápicos. Como avaliar os dados apresentados em um artigo científico. Como escrever um artigo pela metodologia Vancouver.
 

OBSERVAÇÕES:

Temas como fitoterápicos para pacientes vegetarianos e veganos serão abordados durante todo o curso.
Todas as disciplinas abordarão fitoterápicos específicos para os diferentes profissionais inscritos no curso. Sendo assim, se houverem dentistas, médicos veterinários, fisioterapeutas e demais profissionais prescritores, haverá direcionamento de conteúdo para esses profissionais.
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A entrega das atividades complementares é opcional e adicional na carga horária total do curso, que computa 360 horas. Podem ser obtidas da seguinte forma: congresso como ouvinte, congresso como palestrante, participação em workshops, participação em cursos livres, autor de capítulo de livro, autor de artigos para revistas científicas, autor do blog da Faculdade Ibeco. Deverão obedecer as orientações da coordenação pedagógica, conforme Plano de Curso. Carga horária: 100 horas
 
*A ementa desse curso pode sofrer alterações, sem que haja prejuízo no aprendizado do aluno.
Todos os materiais utilizados nas aulas práticas possuem registro na ANVISA, sendo reservado a Faculdade Ibeco, o direito de alterações na metodologia de ensino, caso haja indisponibilidade desta certificação.
 

  Quem Somos

Ibeco - Saúde, Estética e Beleza

A Faculdade Ibeco é uma instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo MEC.
 
Oferecemos cursos nos níveis de Pós-Graduação, Graduação e Aprimoramento Profissional. Nosso corpo docente é formado por mestres, doutores, especialistas e empresários com vasta experiência prática e de ensino das matérias de suas respectivas cadeiras.
 
Outro critério que priorizamos na escolha dos profissionais docentes é que possuam ampla vivência prática no atendimento em estética e beleza ou como empresários de sucesso na área.
 


Como chegar

Rua Loefgren, 1400
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04040-001

(11) 3073-1469
<�׷�׷