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Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Há 15 anos ministrando cursos na área da Estética e Saúde

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  Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Ibeco - Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

O mercado atual de pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos está aquecido, sendo um dos poucos setores a se manter em produtividade diante o cenário atual. Segundo a ABIHPEC, em julho de 2017, as vendas podem aumentar cerca de 2% este ano. Neste campo, as oportunidades de trabalho estendem-se por alguns caminhos promissores em relação aos salários oferecidos e diversificado, quando relacionamos os campos de atuação do profissional capacitado em pesquisa e desenvolvimento, que encontrarão ocupação em laboratórios de desenvolvimento de matérias-primas, produtos ou tecnologias para as empresas produtoras de cosméticos, indústrias para desenvolvimento, pesquisa e elaboração de um produto assim como todos os processos envolvidos em cada etapa do trabalho, laboratórios de análise de segurança e eficácia dos produtos vigentes ou de novos produtos, atuação em setores comerciais, de marketing e vendas de cosméticos tanto para revendedores de produtos quanto para consumidores finais.
 

Portadores de diploma de graduação em Farmácia, Biologia, Química, Engenharia Química dentro das normativas educacionais e reconhecidas pelo MEC.

– Atuar no planejamento, idealização e fabricação de um produto cosmético.
– Compreender todos os aspectos envolvidos na produção de um cosmético, seja legal seja gerencial.
– Atuar com segurança na comercialização e representação de um produto no mercado atual.
– Utilizar a tecnologia vigente para otimização de processos na elaboração de um produto.
– Gerenciar equipes em departamentos de desenvolvimento, pesquisa e marketing de um cosmético.
– Compreender toda legislação em vigor e formas para atuação segura do profissional.
– Atuar conforme as normas vigentes para elaboração de um produto seguro para o consumidor final.

O objetivo deste curso é proporcionar conhecimento acerca dos processos envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos na indústria, capacitando os profissionais para atuação ampla desde a idealização, construção e vendas. Para tanto, o curso aborda todos os aspectos envolvidos em cada etapa processual, incluindo a legislação vigente, gerenciamento e critérios técnicos na pesquisa e desenvolvimento.

Fundamentos físico-químico e biológicos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (teórico e prático)
Fundamentos das bases anatômica, fisiológicas e bioquímicas (pele, cabelo e anexos humanos) sobre as quais se fundamentam e se baseia o desenvolvimento e o uso de produtos de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos
Métodos aplicados para Análise de Pele e Cabelo
 
Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (teórico e prático)
Legislação brasileira que regulamenta a produção e venda dos produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos; tipos de embalagem para produtos cosméticos; métodos de controle da qualidade, metodologias aplicadas para determinar a estabilidade, segurança, eficácia e o prazo de validade dos produtos; fornecedores e matérias-primas.
Análise sensorial e olfativa.
Microbiologia aplicada à área de cosméticos.
Requisitos básicos para a seleção e uso de equipamentos e métodos analíticos empregados na produção produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos.
 
Desenvolvimento das Bases e Veículos (Teórico-Prática)
Fórmulas líquidas, emulsões, géis e gel-cremes, pomadas e cápsulas.
 
Desenvolvimento e Pesquisa de Cosméticos Específicos para a Pele (teórico e prático)
Fotoprotetores, dermocosméticos antienvelhecimento, antiacnéicos, despigmentantes, anticelulite e antiestrias, cosméticos específicos para gestantes e pele masculina.
 
Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos de Higiene, Perfumes, Maquiagem e Cabelo
Cabelo: sabonetes, xampus, condicionadores, tinturas e alisantes capilares
Higiene: sabonetes, desodorantes, antiperspirante, depilatórios e perfumes
Maquiagem: bases, corretivos, batom e esmaltes.
 
Gestão de Negócios e Estratégia de Marketing
Plano de marketing e plano de negócios. Comportamento do Consumidor. Etapas de Lançamento de Produtos. Gestão de Projetos. Propriedade Intelectual.
 
Metodologia da Pesquisa
Orientação sobre as mais diversas bases de dados de pesquisa científica (Pubmed, Scielo, Embase, Web of Science, entre outros). Pesquisa sobre os conhecimentos comprovados e relevantes na área magistral. Como avaliar os dados apresentados em um artigo científico. Como escrever um artigo pela metodologia Vancouver.
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A entrega das atividades complementares é opcional e deverá obedecer as orientações da coordenação pedagógica, conforme Plano de Curso.
 
Carga horária: 100 horas
 

  Quem Somos

Ibeco - Quem Somos

O Ibeco é autorizado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo MEC, com certificação válida em todo o território nacional.
 
Oferecemos cursos nos níveis de Pós-Graduação e Aprimoramento Profissional. Nosso corpo docente é formado por mestres, doutores, especialistas e empresários com vasta experiência prática e de ensino das matérias de suas respectivas cadeiras.
 
Outro critério que priorizamos na escolha dos profissionais docentes é que possuam ampla vivência prática no atendimento em estética e beleza ou como empresários de sucesso na área.
 


Como chegar

Rua Loefgren, 1400
Vila Clementino, São Paulo - SP
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