Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico

http://ibeco.com.br/wp-content/uploads/2017/08/capa-curso-mkt-farmaceutico.png

Duração
468 horas

Modalidade
Pós-graduação

Tipo de curso
Presencial

O mercado farmacêutico, por ser extremamente regulado e possuir particularidades próprias, necessita de profissionais altamente especializados que conheçam as suas regulamentações, suas restrições, mídias diferenciadas e as aplicações das ferramentas de marketing aplicadas nesse mercado. O curso de Marketing Farmacêutico prepara os profissionais para atuarem nesse mercado dinâmico e cheio de oportunidades. Objetivando preparar os profissionais para atuarem nesse mercado, altamente competitivo, aliamos o conhecimento teórico, necessário no mundo acadêmico, com a prática do Marketing Farmacêutico. Outro diferencial de nosso curso, os facilitadores (professores) possuem comprovada experiência em suas áreas de atuação, permitindo um aprofundamento dos conhecimentos e trocas de experiências reais, vivenciadas por esses profissionais. Além disso, propicia oportunidade para aumentar seu networking.

Consultar Valor

Diferenciais Ibeco

Educação invertida
Material didático feito por especialistas

Turmas

Noturna
Data: De 26/03/2018 a 30/04/2019
Horários: Segunda e Terça-feira: 18:45 às 22:45h
Local: Rua Loefgreen, 1400 - Santa Cruz, São Paulo – SP

Quinzenal
Data: De 07/04/2018 a 07/03/2020
Horários: Sábado (2 vezes ao mês): 9:00 às 18:00h
Local: Rua Loefgreen, 1400 - Santa Cruz, São Paulo – SP

Turma Noturna
Até 18/12/17 – 50% desc
Até 22/01/18 – 30% desc
Até 26/02/18– 20% desc
a partir de 27/02/18 – Sem desconto

 

Turma Quinzenal
Até 08/01/18 – 50% desc
Até 05/02/18 – 30% desc
Até 05/03/18– 20% desc
a partir de 06/03/18 – Sem desconto

 

* Desconto concedido na matrícula. Consulte regulamento.

Ter concluído graduação.

 

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ministrados no Ibeco são destinados a alunos concluintes dos cursos de graduação.  Compete à Instituição de Ensino a transmissão do conhecimento técnico e científico, para que o discente possa atuar de forma segura e eficiente no mercado de trabalho. É de competência de cada Conselho de Classe, habilitar o profissional de acordo com a sua categoria, isto é, autorizar o profissional inscrito no Conselho a exercer a profissão.

– Desenvolver uma visão geral e integrada sobre o marketing farmacêutico e o networking envolvido nessa ampla área de atuação.
– Difundir planos estratégicos para uma condução diferenciada e responsável dos estabelecimentos farmacêuticos, levando em consideração as prerrogativas da legislação vigente.
– Aplicar os conceitos e conhecimentos teóricos e práticos às decisões administrativas e gerenciais diárias da organização, para o alcance de objetivos em curto, médio e longo prazo, principalmente no que concerne às práticas do merchandising.
– Estabelecer estratégias e planos operacionais, utilizando os indicadores de propaganda, mídias digitais, rentabilidade e lucratividade, pré-avaliação e avaliação do desempenho da empresa, de forma a maximizar o retorno sobre os investimentos executados, partindo da mídia impressa até os meios mais atuais.
– Atuar no segmento de visitação médica, elencando tarefas específicas, como também, na condição de representante das indústrias do segmento, tais como, medicamentos, cosméticos, alimentos e de domissanitários.

Preparar os profissionais para atuarem em um mercado altamente competitivo, aliando o conhecimento teórico, necessário no mundo acadêmico, com a prática do Marketing Farmacêutico.

NÚCLEO ESSENCIAL

 

 

Introdução ao Marketing
Conceitos para a criação de campanhas de propagandas promocionais. Fundamentos do planejamento estratégico. Administração estratégica de vendas. Serviços de marketing (Congressos, relações com a imprensa e administração de vendas). Serviços de marketing (Segmentação e produtividade da Força de Vendas).

 

Conceitos Teóricos de Pesquisa de Mercado
Conceitos teóricos de Pesquisa de Mercado. Ambiente atual do mercado farmacêutico. Técnicas de negociações e vendas. Legislação sanitária atual e seu impacto no mercado. Pesquisa de mercado aplicada à Indústria Farmacêutica. Planejamento estratégico na Indústria Farmacêutica. Treinamento e desenvolvimento na área de vendas.

 

Gestão de Negócios e Estratégia de Marketing
Plano de marketing e plano de negócios. Comportamento do Consumidor. Etapas de Lançamento de Produtos. Gestão de Projetos. Propriedade Intelectual. – Compreender a importância do Marketing Estratégico no desenvolvimento de produtos; Fidelização da marca e lançamentos; Gestão de Negócios no cenário atual; Inserir o aluno no “estado da arte” dos processos e modelos gerenciais de negócios; Capacitar o aluno a planejar e analisar de forma crítica os negócios do ponto de vista da gestão estratégica; Fundamentar o aluno na Gestão Empresarial Contemporânea, sob uma visão sistêmica e futurista dos negócios; Aprimorar no aluno suas habilidades e competências comportamentais, de atitude e de gerenciamento de equipes de alta performance, integrando as inteligências intelectual, emocional e espiritual; Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação em Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Orçamento e Gestão financeira, aplicados a diferentes perfis e portes de organizações, com base numa visão sistêmica da empresa e de seu ambiente de negócio; Mostrar ao aluno as principais ferramentas e fundamentos para que ele possa liderar e gerenciar projetos estratégicos na organização, de forma a integrá-los às diversas áreas do negócio; Proporcionar ao aluno pleno conhecimento a respeito do planejamento estratégico e dos modelos contemporâneos de gestão, de forma a promover um desenvolvimento dos negócios seguro, sustentável e perene; Aumentar a capacidade do aluno em sua visão de futuro, de interpretação e de intervenção nos negócios a partir de um modelo contemporâneo de gestão focada nas pessoas e nos resultados; Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e de análise crítica dos negócios; Propiciar ao aluno valor e novas oportunidades em sua área de atuação; Estimular no aluno o autodesenvolvimento das diversas competências da Gestão Empresarial, com ênfase no desenvolvimento profissional e de sua carreira.

 

Metodologia da Pesquisa Científica
Orientação sobre a metodologia para elaboração de trabalhos científicos. Aprendizado e familiarização com as normas e técnicas para desenvolvimento de trabalho científico segundo as normas de Vancouver. – Compreender a relação entre objeto de pesquisa e o sujeito (indivíduo), analisando e entendendo os problemas visualizados e quais suas aplicações em meio as alterações do ambiente. Através dos métodos disponíveis a estruturação e sistematização do problema será iniciada, esquematizando qual a melhor maneira de investigar e obter os melhores resultados. Comparação da metodologia Vancouver e da ABNT; Métodos indutivos, dedutivo, hipotético dedutivo e dialético; Tema, problema e hipótese; Variáveis e suas propriedades relacionais; Normas de confecções de trabalhos científicos e de conclusão de curso, bem como, artigos científicos.

 

NÚCLEO ESPECÍFICO

 

Produtos, Mídias Digitais e Marketing Digital
Compreensão e diferenciação das mídias digitais e do marketing digital. Papel estratégico na gerência de produtos. Segmentação estratégica (produtos éticos). Segmentação estratégica (produtos MIP’s, genéricos e dermocosméticos).

 

Legislação Aplicada ao Mercado de Marketing Farmacêutico
Ferramentas de diferenciação no mercado farmacêutico. Legislação vigente direcionada ao marketing farmacêutico.

 

Marketing com Foco na Indústria Farmacêutica
Elaboração de preços para os produtos farmacêuticos. Campanhas promocionais na Indústria Farmacêutica. Conceitos gerais de pesquisa clínica. Elaboração de lucro na indústria farmacêutica.

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A entrega das atividades complementares é opcional e adicional na carga horária total do curso, que computa 360 horas. Podem ser obtidas da seguinte forma: congresso como ouvinte, congresso como palestrante, participação em workshops, participação em cursos livres, autor de capítulo de livro, autor de artigos para revistas científicas, autor do blog do IBECO. Deverão obedecer as orientações da coordenação pedagógica, conforme Plano de Curso.

Carga horária das atividades complementares: 100 horas

 

 

* A ementa desse curso acompanha a Resolução do Conselho Federal de Farmácia, podendo sofrer alterações, sem que haja prejuízo no aprendizado do aluno.

Todos os materiais utilizados nas aulas práticas possuem registro na ANVISA, sendo reservado ao Ibeco, o direito de alterações na metodologia de ensino, caso haja indisponibilidade desta certificação.

Coordenação Pedagógica Ibeco

 

Profª Maria Helena L. M. Pimenta Rossi
Diretora Acadêmica.
Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Paulista de Medicina UNIFESP, Bióloga, Pedagoga e Esteticista desde 1994. Co-autora do Livro de Eletroterapias – Editora Difusão. Palestrante em diversos Congressos da área da Estética e Medicina Estética.

 

Dra. Fernanda Naomi Villas Bôas Minami
Coordenadora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação.
Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, Graduada em Fisioterapia. Autora do capítulo de Limpeza de Pele Científica no livro “Terapêutica em Estética” de Fabio dos Santos Borges e Flavia Acedo Scorza. Publicação de artigos em revistas de Estética. Docente de cursos livres e de pós-graduação em Estética.

 

Dra. M.e Thalyta Ap. Munhóz Cesário
Coordenadora Acadêmica.
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduada em Biomedicina Estética pelo IBECO, Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário São Camilo. Publicação de trabalhos científicos em periódicos internacionais e nacionais. Palestras e apresentações em Congressos na área de Biomedicina.

 

Prof. Ms. Leandro Galhardi Paez
Coordenador Acadêmico.
Mestre em Ciências Farmacêuticas, Pós-Graduado em Acupuntura; Pós-Graduado em Homeopatia, Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia; Graduado em Farmácia Industrial com habilitação em Medicamentos em Cosméticos; Licenciatura Plena em Letras Inglês/Português; Licenciatura Plena em Pedagogia e Formação em Consultoria em Estética e Cosmetologia.

Ao se matricular na Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico no Ibeco, você terá direito a participar gratuitamente do curso abaixo:

  • Curso “Como Falar em Público” (8 horas)

 

Válido para turmas do 1º semestre de 2018. A data do Curso Bônus será disponibilizada no calendário de aulas da Pós-Graduação. Consulte regulamento.

– 01 Foto 3 x 4

– RG (1 cópia autenticada) – não serve a habilitação CNH

– CPF (1 cópia autenticada) – caso o CPF esteja no RG, não há necessidade de trazer esse documento

– Diploma da Graduação (1 cópia autenticada)

– Histórico Escolar da Graduação (1 cópia autenticada)

– Comprovante endereço atual (1 cópia simples) – conta de luz, água ou gás

– Currículo atualizado e assinado (1 via)

– Carteirinha do Conselho (1 cópia simples) – para inscritos no Conselho de Classe – para obter o desconto, é necessário entregar esse documento 30 dias que antecedem o vencimento do boleto

 

* Os Documentos serão expedidos conforme o nome contido no documento de identificação.

O curso, assim como a matrícula do aluno de Pós-Graduação, lato sensu,  poderão ser cancelados principalmente  por falta de quórum ou número mínimo de alunos para formação da turma, conforme  divulgação do curso sendo que o aluno poderá solicitar a devolução do valor pago a título de matrícula.

O reembolso integral de quaisquer valores pagos referentes ao curso será feito em obediência e dentro dos prazos estabelecidos no Regimento Geral da Pós-Graduação, a contar da data de solicitação do mesmo, a ser feita na Secretaria da Pós-Graduação, pelo preenchimento de formulário específico; este reembolso só será feito ao próprio aluno, sem exceção.

O simples abandono do Curso, pelo aluno, sem a devida formalização do cancelamento de matrícula, não será considerado para esse fim, permanecendo devido, neste caso, o pagamento integral de todas as mensalidades do período letivo correspondente.

O candidato e ou aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência à data prevista para o início do curso através do e-mail cadastrado na Secretaria da Pós Graduação. Antes de reservar sua passagem aérea e hospedagem, sempre entre em contato com o IBECO consultando a disponibilidade de vagas antes de realizar sua inscrição.