Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

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Duração
460 horas

Modalidade
Pós-graduação

Tipo de curso
Presencial

O mercado atual de pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos está aquecido, sendo um dos poucos setores a se manter em produtividade diante o cenário atual. Segundo a ABIHPEC, em julho de 2017, as vendas podem aumentar cerca de 2% este ano. Neste campo, as oportunidades de trabalho estendem-se por alguns caminhos promissores em relação aos salários oferecidos e diversificado, quando relacionamos os campos de atuação do profissional capacitado em pesquisa e desenvolvimento, que encontrarão ocupação em laboratórios de desenvolvimento de matérias-primas, produtos ou tecnologias para as empresas produtoras de cosméticos, indústrias para desenvolvimento, pesquisa e elaboração de um produto assim como todos os processos envolvidos em cada etapa do trabalho, laboratórios de análise de segurança e eficácia dos produtos vigentes ou de novos produtos, atuação em setores comerciais, de marketing e vendas de cosméticos tanto para revendedores de produtos quanto para consumidores finais.

Consultar Valor

Turmas

Quinzenal
Data: De 07/04/2018 a 15/02/2020
Horários: Sábado (2 vezes no mês): 9:00 às 18:00h
Local: Rua Loefgreen, 1400 - Santa Cruz, São Paulo – SP

Noturna
Data: De 26/03/2018 a 30/04/2019
Horários: Segunda e Terça-feira: 18:45 às 22:45h
Local: Rua Loefgreen, 1400 - Santa Cruz, São Paulo – SP

Turma Noturna
Até 18/12/17 – 50% desc
Até 22/01/18 – 30% desc
Até 26/02/18– 20% desc
a partir de 27/02/18 – Sem desconto

 

Turma Quinzenal
Até 08/01/18 – 50% desc
Até 05/02/18 – 30% desc
Até 05/03/18– 20% desc
a partir de 06/03/18 – Sem desconto

Portadores de diploma de graduação em Farmácia, Biologia, Química, Engenharia Química dentro das normativas educacionais e reconhecidas pelo MEC.

– Atuar no planejamento, idealização e fabricação de um produto cosmético
– Compreender todos os aspectos envolvidos na produção de um cosmético, seja legal seja gerencial
– Atuar com segurança na comercialização e representação de um produto no mercado atual
– Utilizar a tecnologia vigente para otimização de processos na elaboração de um produto
– Gerenciar equipes em departamentos de desenvolvimento, pesquisa e marketing de um cosmético
– Compreender toda legislação em vigor e formas para atuação segura do profissional
– Atuar conforme as normas vigentes para elaboração de um produto seguro para o consumidor final

O objetivo deste curso é proporcionar conhecimento acerca dos processos envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos na indústria, capacitando os profissionais para atuação ampla desde a idealização, construção e vendas. Para tanto, o curso aborda todos os aspectos envolvidos em cada etapa processual, incluindo a legislação vigente, gerenciamento e critérios técnicos na pesquisa e desenvolvimento.

Fundamentos físico-químico e biológicos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (teórico e prático)
Fundamentos das bases anatômica, fisiológicas e bioquímicas (pele, cabelo e anexos humanos) sobre as quais se fundamentam e se baseia o desenvolvimento e o uso de produtos de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos; Métodos aplicados para Análise de Pele e Cabelo

 

Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (teórico e prático)
Legislação brasileira que regulamenta a produção e venda dos produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos; tipos de embalagem para produtos cosméticos; métodos de controle da qualidade, metodologias aplicadas para determinar a estabilidade, segurança, eficácia e o prazo de validade dos produtos; fornecedores e matérias-primas.
Análise sensorial e olfativa.
Microbiologia aplicada à área de cosméticos.
Requisitos básicos para a seleção e uso de equipamentos e métodos analíticos empregados na produção produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos .

 

Desenvolvimento das Bases e Veículos (Teórico-Prática)
Fórmulas líquidas, emulsões, géis e gel-cremes, pomadas e cápsulas.

 

Desenvolvimento e Pesquisa de Cosméticos Específicos para a Pele (teórico e prático)
Fotoprotetores, dermocosméticos antienvelhecimento, antiacnéicos, despigmentantes, anticelulite e antiestrias, cosméticos específicos para gestantes e pele masculina.

 

Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos de Higiene, Perfumes, Maquiagem e Cabelo
Cabelo: sabonetes, xampus, condicionadores, tinturas e alisantes capilares
Higiene: sabonetes, desodorantes, antiperspirante, depilatórios e perfumes
Maquiagem: bases, corretivos, batom e esmaltes.

 

Gestão de Negócios e Estratégia de Marketing
Plano de marketing e plano de negócios. Comportamento do Consumidor. Etapas de Lançamento de Produtos. Gestão de Projetos. Propriedade Intelectual.

 

Metodologia da Pesquisa
Orientação sobre as mais diversas bases de dados de pesquisa científica (Pubmed, Scielo, Embase, Web of Science, entre outros). Pesquisa sobre os conhecimentos comprovados e relevantes na área magistral. Como avaliar os dados apresentados em um artigo científico. Como escrever um artigo pela metodologia Vancouver.

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

A entrega das atividades complementares é opcional e deverá obedecer as orientações da coordenação pedagógica, conforme Plano de Curso.

Carga horária: 100 horas

– 01 Foto 3 x 4

– RG (1 cópia autenticada) – não serve a habilitação CNH

– CPF (1 cópia autenticada) – caso o CPF esteja no RG, não há necessidade de trazer esse documento

– Diploma da Graduação (1 cópia autenticada)

– Histórico Escolar da Graduação (1 cópia autenticada)

– Comprovante endereço atual (1 cópia autenticada) – conta de luz, água ou gás

– Currículo atualizado e assinado (1 via)

– Carteirinha do Conselho (1 cópia simples) – para inscritos no Conselho – para obter o desconto, é necessário entregar esse documento 30 dias que antecedem o vencimento do boleto

 

* Os Documentos serão expedidos conforme o nome contido no documento de identificação.

O curso, assim como a matrícula do aluno de Pós-Graduação, lato sensu,  poderão ser cancelados principalmente  por falta de quórum ou número mínimo de alunos para formação da turma, conforme  divulgação do curso sendo que o aluno poderá solicitar a devolução do valor pago a título de matrícula.

O reembolso integral de quaisquer valores pagos referentes ao curso será feito em obediência e dentro dos prazos estabelecidos no Regimento Geral da Pós-Graduação, a contar da data de solicitação do mesmo, a ser feita na Secretaria da Pós-Graduação, pelo preenchimento de formulário específico; este reembolso só será feito ao próprio aluno, sem exceção.

O simples abandono do Curso, pelo aluno, sem a devida formalização do cancelamento de matrícula, não será considerado para esse fim, permanecendo devido, neste caso, o pagamento integral de todas as mensalidades do período letivo correspondente.

O candidato e ou aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência à data prevista para o início do curso através do e-mail cadastrado na Secretaria da Pós Graduação. Antes de reservar sua passagem aérea e hospedagem, sempre entre em contato com o IBECO consultando a disponibilidade de vagas antes de realizar sua inscrição.