A avaliação em Farmácia Estética

Os graduados em Farmácia que se especializam em Farmácia Estética por meio de Pós-graduação em Farmácia Estética como a da Faculdade Ibeco executam procedimentos multifuncionais nas áreas facial e corporal, estando aptos a realizar avaliação, procedimentos e protocolos em seus clientes.

A avaliação é uma etapa importante desse processo e demanda muitos cuidados a serem seguidos pelo profissional para garantir um tratamento estético eficaz.

Os especialistas em Farmácia Estética estão preparados para identificar eventuais disfunções estéticas nas áreas faciais, capilares e corporais utilizando técnicas e recursos específicos.

Nessa avaliação, cuidadosamente documentada, o Farmacêutico Esteta saberá discriminar a causa da alteração estética, assim como identificar se a origem da disfunção é de ordem puramente estética ou está ligada a um problema de saúde anterior. Nesse caso, o farmacêutico esteta irá encaminhar o cliente para um profissional de saúde devidamente habilitado para tratar o problema e, a depender do caso, realizar os procedimentos concomitantemente ou após o final do tratamento necessário.

Portanto, um dos pontos importantes da avaliação é a anamnese mais global, ou seja, um levantamento de eventuais problemas de saúde do cliente, de ordem alérgica, cardíaca, ginecológica, neurológica, ortopédica, dentre outras. É importante também o levantamento dos hábitos, como tabagismo, sedentarismo, funcionamento (regular ou irregular) do intestino, qualidade do sono, frequência de exposição solar, uso de medicamentos ou cosméticos, ingestão de bebidas alcoólicas e outros.

A dieta do cliente também é um tópico abordado nessa avaliação global. O especialista deve estar atento sobre a adoção pelo cliente de dietas restritivas, sejam por indicação médica (devido a alguma enfermidade ou tratamento, por exemplo) ou por necessidade de perder peso. A avaliação leva em conta a quantidade de refeições diárias e a maneira como são feitas – se o cliente mastiga com calma ou não, se acompanha as refeições com bebidas etc. Nesse quesito, mesmo o consumo excessivo de doces é abordado. Informações sobre a digestão também são coletadas nessa avaliação, assim como eventual retenção de líquidos e mudanças significativas de peso nos últimos meses. É importante ressaltar, entretanto, que o farmacêutico esteta não está habilitado a prescrever dietas para o cliente.

Finalmente, a avaliação global irá abordar o estado emocional, uma vez que essas manifestações são importantes para entender o que se passa com o cliente e permitir um diagnóstico preciso. Dessa forma, o especialista poderá investigar, ainda que superficialmente, emoções do cliente como ansiedade, tristeza, impaciência etc.

A avaliação global é seguida de avaliações mais específicas nas áreas facial, capilar e corporal. Cada uma delas demanda o olhar atento e treinado do farmacêutico esteta para diversos tópicos.

Por isso a importância de uma Pós-graduação em Farmácia Estética para o pleno exercício do profissional. Essa especialização irá preparar o graduado em Farmácia para conduzir essa avaliação com êxito. 

Ficou interessado pelo processo de avaliação do farmacêutico esteta? Acompanhe-nos no blog, porque em breve vamos voltar a falar sobre os outros tópicos da avaliação.