A CORREÇÃO DOS MAXILARES PELO ESPECIALISTA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL

Muitas pessoas vivenciam problemas relacionados ao crescimento alterado dos maxilares, chamados também de anomalias dentofaciais. Essas alterações causam impacto na estética facial, além de distúrbios na respiração, na mordida e nas articulações.

Essas alterações podem — dependendo de vários elementos, como idade e grau, por exemplo – ser tratadas com procedimentos ortodônticos. Entretanto, muitas vezes é necessária a opção pela cirurgia ortognática, realizada pelo especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Esse profissional, com Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, possui técnicas e conhecimentos específicos que o habilitam a avaliar, planejar e executar este tipo de cirurgia que irá reposicionar o conjunto ósseo da face de forma a corrigir completamente as alterações.

Em geral, a cirurgia ortognática é realizada em pacientes adultos, uma vez que o processo de crescimento dos ossos da face já foi interrompido e tratamentos ortodônticos terão pouco ou nenhum efeito. Entretanto, a cirurgia pode ser necessária mesmo em crianças, quando as alterações são muito severas e causam impactos que possam dificultar o desenvolvimento do paciente. 

Quando a cirurgia é a opção mais adequada, o preparo do paciente inclui um tratamento ortodôntico visando à prévia ordenação da arcada dentária para posterior correção da oclusão por meio da cirurgia.

O diagnóstico, a escolha, o planejamento e a execução da cirurgia ortognática demandam vasto conhecimento técnico e clínico, devendo ser realizadas apenas por cirurgiões-dentistas com formação específica. Dessa forma, graduados em Odontologia que tenham interesse em atuar nesta área devem, necessariamente, cursar uma Pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 

Nessa especialização, o profissional terá acesso a todo o conhecimento necessário para realizar esse tipo de cirurgia, tanto teoricamente quanto praticamente, pois os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) exigem que a instituição de ensino ofereça aos alunos vivências práticas realizadas em clínicas e hospitais.

A Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade IBECO, reconhecida pelo MEC, atende a todos os critérios exigidos e conta com profissionais experientes que atuam como tutores dos alunos, garantindo seu aprendizado e trazendo segurança para sua futura prática profissional.

Além da cirurgia ortognática, o aluno aprenderá outras técnicas importantes como implantes osseointegrados, técnicas de reconstrução facial, cirurgia das ATMs, entre outras.

Aproveite para conhecer melhor o conteúdo da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade IBECO e se prepare para ampliar seu campo de atuação!