A Fisioterapia Dermatofuncional no cuidado de idosos

Hoje vamos falar de uma das muitas possibilidades de atuação do Fisioterapeuta Dermatofuncional: a assistência às pessoas idosas. O especialista encontra um campo muito rico de trabalho nessa faixa etária, então vamos falar um pouco sobre o assunto.

Você já sabe que o trabalho do Fisioterapeuta Dermatofuncional compreende as disfunções dermatológicas, endócrino-metabólicas e alterações não estritamente estéticas. Os Fisioterapeutas perceberam que muitos recursos estéticos utilizados por outros profissionais eram dominados pela categoria, tanto prática quanto teoricamente. Assim, organizaram-se para criar a especialidade em seu escopo de atuação, que possibilita a recuperação físico-funcional de indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, viabilizando a melhora e a restauração desses tecidos.

Justamente por isso, o trabalho do Fisioterapeuta Dermatofuncional é extremamente importante no cuidado de idosos, que, em função de vários fatores, como genéticos, patológicos e outros, apresentam avançado envelhecimento cutâneo. Nessa fase da vida, a pele pode apresentar menor elasticidade e extensibilidade, secura, palidez, redução da renovação, entre outras alterações.

Muitos dos distúrbios e das alterações cutâneas que emergem nesses pacientes podem ser tratados pelo Fisioterapeuta Dermatofuncional, que também pode fazer tratamento auxiliar nesses pacientes. Podem ser usados recursos como o laser para o tratamento de úlceras por pressão; o eletrolifting para rugas e estrias; ou a alta frequência para o tratamento de foliculite e úlceras.

Considerando que a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais, chegando atualmente aos 76,3 anos no Brasil, e que a população idosa no país também vem aumentando, a demanda por tratamentos como esses tende a crescer também. Diversos estudos apontam para a necessidade de o país se preparar para, em algumas décadas, já ter organizado um sistema (com profissionais capacitados) para atender essa população.

Os tratamentos e as assistências oferecidos pelo Fisioterapeuta Dermatofuncional têm grande impacto também no aumento da qualidade de vida dos idosos, pois auxiliam a alterar a percepção deles sobre aspectos físicos, sociais e psicológicos, e ajudam na autoestima, o que reflete em seu estado de saúde.

Dessa forma, o especialista tem a possibilidade de atender esse público em homecare, consultório próprio, clínicas, hospitais, ou mesmo trabalhando em instituições de longa permanência para idosos – seja como colaborador fixo ou eventual.

Claro que, para atuar nesse nicho, ou em qualquer outro ligado à área, é necessário ter a formação adequada, pois diversos procedimentos estão restritos aos profissionais com especialização comprovada em instituições reconhecidas pelo MEC.

É comum observar graduados em Fisioterapia com muito interesse em tratar idosos. Notadamente para esses, a especialização em Fisioterapia Dermatofuncional é uma ótima opção para atender ainda melhor os pacientes!

Você se encaixa nesse perfil? Gosta de atender os idosos? Então aproveite e confira mais informações sobre a Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Ibeco e não perca tempo!