A importância do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Vamos falar sobre a importância do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e as possibilidades que essa Pós-Graduação abre para os Cirurgiões-Dentistas. Acompanhe com a gente.

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma área que demanda extenso estudo e prática, uma vez que executa procedimentos de baixa, média e alta complexidade na região da face. O especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, após a conclusão da sua Pós-Graduação, poderá efetuar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante dos traumatismos, das doenças e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, além de estruturas craniofaciais associadas.

De modo geral, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial estará apto a executar procedimentos como: “implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; biópsias; cirurgias com finalidade protética; cirurgias com finalidade ortodôntica; cirurgias ortognáticas; e diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos; afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação temporomandibular; lesões de origem traumática na área bucomaxilofacial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe com oncologista; e de distúrbio neurológico, com manifestação maxilofacial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião”, conforme explicita o Conselho Regional de Odontologia/SP (CROSP).   

A cirurgia bucomaxilofacial, portanto, engloba uma série de procedimentos que visam cuidar de doenças ou lesões da cavidade bucal, rosto, maxilar e região da face. A devida atuação na área, ou seja, a execução de cirurgias bucomaxilofaciais, demanda que o profissional tenha profundo conhecimento da Odontologia e, também, da Medicina em geral, embora esse profissional seja, por formação, um Odontólogo. A formação do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é tão intensa, porém, que o capacita para atuar de forma muito ampla na região bucomaxilofacial.

O especialista pode ser acionado para resolver enfermidades relacionadas com problemas congênitos ou de desenvolvimento irregular dos tecidos da face. A depender do caso, as intervenções podem ser realizadas em consultório ou demandar estrutura hospitalar. 

Outros casos, porém, devem-se a causas não naturais, como acidentes, por exemplo, quando há prejuízos ou lesões na região bucomaxilofacial. Em geral, essas intervenções ocorrem em hospitais, uma vez que são casos de urgência e demandam estrutura mais complexa para os procedimentos.

O trabalho do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é complexo, e o profissional necessariamente irá atuar em equipes multidisciplinares, especialmente dentro da estrutura hospitalar. A condução do caso será realizada em parceria com médicos anestesistas, equipe de enfermagem cirúrgica e, a depender do caso, outros especialistas médicos.

Eventualmente, o diagnóstico e a proposta de tratamento podem se tornar uma questão de debate entre os diversos especialistas. Entretanto esse não é um problema ou obstáculo para a atuação profissional. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade de explorar e ampliar o conhecimento do profissional. Em nosso próximo post, vamos falar um pouco mais sobre essa interação disciplinar do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 

Fonte: Conselho Regional de Odontologia/SP (CROSP)