A liderança do Enfermeiro no serviço de Urgência e Emergência

A importância dos profissionais de Enfermagem nos serviços de Urgência e Emergência é facilmente reconhecida, uma vez que essa categoria é essencial no funcionamento dos serviços de saúde em geral, e também nos serviços especiais. Devido às condições e necessidades que os serviços de Urgência e Emergência apresentam, os profissionais demandam habilidades e conhecimentos específicos, adquiridos por meio de especialização na área, com uma Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência.

Essa especialização oferece ao Enfermeiro graduado a bagagem teórica e prática necessária para enfrentar os muitos desafios que se impõem no exercício do trabalho. E os desafios são muitos!

Além dos diversos protocolos e processos de atendimento nas mais variadas especialidades (traumas, emergências geriátricas, gineco-obstétricas ou pediátricas, por exemplo), o Enfermeiro será capacitado também para desempenhar o papel de liderança da equipe de Enfermagem. A liderança do Enfermeiro Emergencista é considerada pelos pesquisadores e profissionais da área como uma das principais qualidades de um profissional de excelente performance.

Segundo uma pesquisa sobre o tema, “‘os enfermeiros das unidades de emergência aliam à fundamentação teórica (imprescindível) a capacidade de liderança, o trabalho, o discernimento, a iniciativa, a habilidade de ensino, a maturidade e a estabilidade emocional’. Por isso a constante atualização desses profissionais é necessária, pois desenvolvem com a equipe médica e de enfermagem habilidades para que possam atuar de forma objetiva e sincrônica em situações inesperadas na qual estão inseridos”1.

Dessa forma, fica evidente a importância do Enfermeiro concluir uma especialização na área. Como a Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência oferecida pela Faculdade Ibeco.

A pesquisa citada reforça essa importância ao afirmar que “a liderança é fundamental para o trabalho diário do Enfermeiro, mas para o seu exercício eficaz esse profissional precisa buscar meios que viabilizem o desenvolvimento da habilidade de liderar; dentre esses destacamos o aprendizado baseado na experiência profissional e na educação formal”.

Assim, o Enfermeiro que deseja atuar com excelência nos serviços de Urgência e Emergência deve, fundamentalmente, envolver-se numa formação dedicada, ou seja, na realização de uma especialização.

Considerando que a área da saúde abarca um mercado sempre aquecido e demanda profissionais cada vez mais qualificados, o investimento na formação especializada é certamente recompensador.

Aproveite o momento e conheça a Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdade Ibeco e continue a investir na sua carreira.