Sem categoria
Algumas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
jun

Já falamos aqui no blog sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e como elas estão sendo cada vez mais incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também em várias clínicas e serviços de saúde privados. As PICS se referem a diversos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e, como o próprio nome diz, são complementares à medicina convencional, procurando abordar o paciente de forma integrada. As PICS visam à prevenção e à promoção em saúde, mas também podem ser utilizadas para aliviar sintomas e tratar alguns tipos de enfermidade.
São muitas as PICS existentes e, contando apenas as relacionadas no SUS, ou seja, que são permitidas no sistema público, temos 29 delas, como medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica, termalismo e fitoterapia (as primeiras a serem autorizadas), além de constelação familiar, cromoterapia, terapia floral, reflexoterapia e meditação, dentre outras.
Para atuar com as PICS, é necessário ter realizado Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, independente da área da graduação. Lembrando que o exercício de algumas práticas pode, eventualmente, exigir também graduação ou outra formação específica de acordo com a legislação brasileira.
O campo de trabalho, como vimos, é bastante amplo, considerando a magnitude do SUS, além dos serviços de saúde privados e do atendimento particular realizado pelo profissional em consultório próprio ou mesmo em domicílio.
Uma das práticas bastante demandadas é a meditação, indicada para quase todas as pessoas, especialmente para a diminuição de estresse e ansiedade, mas não só para isso. A meditação pode contribuir de diversas maneiras para a promoção da saúde, estimular a criatividade, aumentar a felicidade e a paz e ainda ajudar a desenvolver melhor a personalidade.
A meditação compreende muitas técnicas e tipos diferentes, e o domínio de pelo menos algumas delas pode colaborar muito com a saúde.
Outra prática muito utilizada dentre as PICS é a reflexoterapia podal, uma técnica de massagem que pode, complementarmente, auxiliar no tratamento de disfunções do corpo. O profissional que executa a reflexoterapia podal aplica pressão em determinados pontos dos pés que correspondem a regiões e órgãos do corpo, as zonas reflexas, possibilitando avaliar eventuais desequilíbrios. A técnica é utilizada para restabelecer o equilíbrio do organismo, e ainda para reduzir tensão e melhorar a circulação sanguínea, por exemplo.
Para utilizar essa prática, é preciso conhecer muito bem as manobras e suas funções, as zonas reflexas por meio de mapas reflexológicos, além das indicações e das contraindicações da técnica.
Tanto a meditação quanto a reflexoterapia podal e muitas outras práticas fazem parte do currículo da Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade Ibeco.
Você já se submeteu a alguma dessas práticas? Gostaria de saber mais sobre as outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde? Conte sobre o que tem curiosidade e acompanhe aqui no blog. Aproveite e conheça mais sobre a Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade Ibeco.