Auditoria e gestão de sistemas de saúde e as novas tecnologias

Os trabalhos realizados pelo auditor e gestor de Sistemas de saúde têm sido cada vez mais requisitados pelo mercado da área e pelos diversos níveis do setor público (municipal, estadual e federal) por uma razão simples: os resultados entregues por este profissional – quando bem preparado – ajudam a otimizar a razão entre recursos e produtos, auxiliam no aprimoramento dos sistemas de saúde como um todo e, principalmente, aumentam a satisfação e qualidade de vida dos usuários. 

Em relação ao setor público, a busca por este profissional vem se intensificando, uma vez que os altos custos para manter o Sistema Único de Saúde (SUS), associados às restrições orçamentárias impostas (tanto pela arrecadação quanto por leis recentes), levam os gestores públicos a alocarem esses especialistas para analisarem variáveis e dados que os ajudem a regular melhor o atendimento e a estrutura de saúde sob sua responsabilidade.

Já no mercado, operadoras de planos de saúde, hospitais e clínicas são os principais interessados nesses especialistas, focando em redução de custos e aumento da eficácia. 

Operadoras de planos de saúde, por exemplo, vem buscando incorporar em seus procedimentos de auditoria e gestão novas tecnologias para aumentar a assertividade e abrangência dos processos. Para isso, promovem programas e eventos para atrair startups que produzam soluções do tipo. Entretanto, mesmo com o uso dessas novas tecnologias, a presença do auditor e gestor de sistemas de saúde é fundamental para analisar os dados gerados por novos sistemas. Além disso, o desenvolvimento de novas tecnologias na área demanda, além de programadores e afins, a expertise deste especialista.

A adoção de novas tecnologias não torna o especialista dispensável. Pelo contrário! Será este profissional que poderá ajustar os parâmetros do sistema adotado adequados à instituição e, principalmente, fazer a análise e interpretação correta para os gestores do serviço.

Ao mesmo tempo, o auditor e gestor de sistemas de saúde pode se envolver no próprio desenvolvimento de novas tecnologias, atuando como consultor especializado. Assim, ele poderá oferecer sua solução tanto ao setor privado como público, atuando de forma mais ampla.

A especialização em Auditoria e Gestão de Sistemas de Saúde é voltada para profissionais graduados que atuem na área de saúde. Profissionais como economistas, administradores, advogados e outros – com algum percurso ou interesse na área da saúde – podem realizar o curso e se tornarem auditores e gestores de sistemas de saúde, assim como profissionais que atuem diretamente na área, como médicos, enfermeiros, odontologistas, esteticistas, entre muitos outros.

Você conhece alguma tecnologia ligada à auditoria e gestão de sistemas de saúde? Tem interesse em saber mais sobre esta especialização? Conte para nós e vamos postar aqui no blog! Enquanto isso, aproveite para conhecer a Pós-graduação em Auditoria e Gestão de Sistemas de Saúde da Ibeco!