Biomédico: três cursos para você se especializar

Biomédico

Um comportamento comum dentre os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho é buscar se qualificar, se especializando em algum segmento. Dessa forma, o profissional é reconhecido pela comunidade.

Fazer uma pós-graduação ou especialização é o passo fundamental para a progressão na carreira. O biomédico que busca se qualificar, aumenta significativamente as chances de se destacar no mercado de trabalho e conseguir posições destacadas.

Uma das vantagens e qualidades da biomedicina é a variedade de habilitações que área oferece para os profissionais exercerem a profissão. Com 35 áreas de atuação, o biomédico conta com uma variedade de segmentos para se especializar, podendo alinhar paixão, talento e tendências de mercado.

A seguir, você confere algumas especializações que um biomédico pode fazer para se destacar no mercado de trabalho e ter uma boa progressão na carreira.

1. Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular

A área da hemoterapia e terapia celular é um ramo da biomedicina que foca no desempenho dos procedimentos relacionados às atividades e manipulação do sangue, como coleta, processamento e transfusão. Além dessas manipulações, a hemoterapia também abrange os procedimentos terapêuticos relacionados ao sangue.

Além disso, o biomédico que optar por essa especialização também irá se qualificar para lidar com procedimentos relacionados à terapia celular. Realizando atividades e procedimentos relacionados à obtenção, processamento e transfusão de células. É esse segmento que o profissional se qualifica para realizar procedimentos relacionados às células progenitoras, ou seja, criopreservação e terapias para transplantes.

2. Pós-graduação para se tornar um auditor biomédico

Um segmento no mercado da biomedicina que tem ganhado destaque é a área de auditoria para biomédicos. Isso porque a área da saúde tem cada vez mais se especializado e aprimorado seus processos seguindo padrões de qualidade conforme indicado por normas reguladoras do setor.

Com o aumento do número de laboratórios, clínicas, hospitais e demais prestadores de serviços na área de saúde no sistema de gestão da qualidade, a demanda pelo auditor biomédico tem aumentado significativamente.

Desse modo, a pós-graduação em auditoria para biomédicos qualifica os profissionais para interpretar e analisar exames de análises clínicas, além de atuarem em hospitais, laboratórios, órgãos públicos de saúde e demais clínicas especializadas.

O profissional também se capacita para exercer atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde, podendo ser o responsável pela implantação de processos de melhoria dentro dos estabelecimentos e unidades de saúde.

3. Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica

A Colpocitologia Oncótica é uma área da biomedicina que analisa microscopicamente as características celulares para avaliar e diagnosticar lesões do colo do útero. Sendo assim, o biomédico que trabalha nessa área consegue proporcionar uma análise acurada sobre o desenvolvimento de um câncer no colo do útero, por exemplo.

O câncer do colo de útero é um dos problemas de saúde que mais atingem as mulheres no país. Com esse cenário, o mercado profissional demanda por biomédicos qualificados e especializados para auxiliar no diagnóstico preciso e auxiliar na prevenção da doença.

Com a pós-graduação em Colpocitologia Oncótica, além de se especializar no segmento e manter-se atualizado em relação às melhores e mais modernas práticas adotadas pelo mercado, o biomédico torna-se especialista em análises e diagnósticos de lesões benignas, precursoras e malignas no colo uterino.

Com esses três cursos, você já consegue ter uma boa variedade de opções para escolher sua próxima pós-graduação rumo ao seu reconhecimento profissional no mercado de trabalho.

No nosso blog você pode conferir outras informações importantes que podem contribuir na sua decisão para se tornar um profissional qualificado e diferenciado no mercado de trabalho.