4 curiosidades sobre a fisioterapia dermato funcional

dermato funcional

A fisioterapia dermato funcional é uma especialidade que utiliza os recursos fisioterapêuticos para a realização de procedimentos estéticos.

A partir dela, o profissional da área está apto a usar técnicas específicas para promover e potencializar resultados mais efetivos no tratamento de disfunções estéticas e funcionais, da face e do corpo, sem causar prejuízos à saúde do paciente.

Agora que já abordamos um pouco sobre do que se trata a fisioterapia dermato funcional acompanhe neste artigo quatro curiosidades sobre ela:

1. As origens da fisioterapia dermato funcional

O “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Estética”, realizado em Campinas, no estado de São Paulo foi um marco na história da fisioterapia dermato funcional, por reunir centenas de profissionais, atestando a cientificidade do setor. O evento foi promovido em 1998.

O reconhecimento da especialidade por parte do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), aconteceu tempos depois, por meio da resolução 362, de 20 de maio de 2009.

2. A história da nomenclatura

O termo dermato funcional veio a ser utilizado nos anos 2000. Antes, a área era conhecida como fisioterapia estética. A substituição aconteceu devido a necessidade de enfatizar todas as possibilidades que a formação permitirá ao profissional.

A ideia foi mostrar que o profissional atuaria tanto na reabilitação como promoção do bem-estar físico, por meio de diversas técnicas e procedimentos estéticos.

dermato funcional

3. Área atua na prevenção, além da promoção e recuperação dos pacientes

O profissional da fisioterapia dermato funcional não é acionado apenas para realizar procedimentos quando o paciente já apresenta um problema ou deseja fazer algum tipo de intervenção para melhorar a aparência.

Ele atua na prevenção, indicando produtos e procedimentos que, aliados à alimentação correta podem evitar diversos males, sejam eles estéticos ou funcionais. Sendo assim, o fisioterapeuta dermato funcional pode ser procurado para garantir um futuro com melhor qualidade da saúde e da estética.  

4. Ao fazer a fisioterapia dermato funcional o campo de atuação se torna mais versátil

Ao realizar a pós-graduação em fisioterapia dermato funcional — especialização necessária para que o fisioterapeuta possa trabalhar na área — o profissional terá um campo muito maior de atuação.

Isso porque poderá realizar procedimentos estéticos e também auxiliar na recuperação de cirurgias, com base nos fundamentos da fisioterapia aliados ao conhecimento de tratamentos, substâncias e protocolos relacionados à estética.

Em resumo se tornará um fisioterapeuta mais versátil e que também atuará em conjunto com outros profissionais da saúde, promovendo maior bem-estar e qualidade de vida para os pacientes.

A origem na década de noventa, a mudança da nomenclatura e reconhecimento por parte do conselho profissional, na década seguinte. A possibilidade de aliar beleza a funcionalidade e atuar com a prevenção, além da recuperação. São essas as quatro curiosidades que trouxemos neste artigo para mostrar a importância da fisioterapia dermato funcional. Para quem deseja atuar no setor, a dica é escolher um curso de pós-graduação em instituição de ensino de referência para conquistar uma ótima colocação no mercado.

Este artigo realmente esclareceu curiosidades sobre a fisioterapia dermato funcional? Comente aqui o que achou e dê sugestões de temas para os próximos textos. Agora que tal conferir outros artigos do nosso blog?

2 thoughts on “4 curiosidades sobre a fisioterapia dermato funcional

  1. Pingback: O que é dermatofuncional?

  2. Pingback: O que é dermatofuncional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.