Farmacêutico: em qual área da estética posso atuar?

farmacêutico

Você já é farmacêutico formado? Está interessado em ampliar seu campo de atuação, e consequentemente, seus rendimentos financeiros? Atuar no segmento de estética pode ser um excelente caminho.

Com a aprovação do Conselho Federal de Farmácia da atuação do farmacêutico em procedimentos estéticos, seu campo de atuação tornou-se muito maior. E, nesse segmento, mesmo que a crise tenha reduzido um pouco os rendimentos, os clientes não abriram mão completamente dos seus tratamentos.

A seguir, você confere em quais áreas de estética o farmacêutico pode atuar.

Quais áreas estéticas o farmacêutico pode atuar?

De acordo com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) n 573/2013 e 616/2015, o farmacêutico pode atuar profissionalmente nos estabelecimentos de saúde estética, realizando procedimentos que demandem pela aplicação de técnicas de origem estética e pelo uso de recursos terapêuticos.

Desse modo, o farmacêutico pode atuar nos seguintes segmentos:

  • Avaliação e definição dos procedimentos e estratégias de tratamento do paciente;
  • Acompanhamento da evolução do tratamento e dos resultados estéticos do paciente;
  • Cosmetologia;
  • Peelings químicos e mecânicos;
  • Ultrassom estético;
  • Eletroterapia;
  • Iontoforese;
  • Radiofrequência estética;
  • Criolipólise;
  • Luz intensa pulsada;
  • Laserterapia;
  • Carboxiterapia;
  • Agulhamento e microagulhamento estéticos;
  • Toxina;
  • Preenchimentos dérmicos;
  • Intradermoterapia.

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) elaborou uma cartilha explicativa sobre a Farmácia Estética para o farmacêutico que deseja atuar no segmento de estética.

farmacêutico

Como o farmacêutico pode atuar na área de estética?

Se você já é um farmacêutico formado e tem interesse em atuar no segmento de estética, você já tem um bom caminho andado.

Ao decidir por trabalhar no segmento de estética, você amplia significativamente suas possibilidades de atuação no mercado. A vantagem desse segmento é que ele tem uma demanda constante por parte dos clientes, que estão sempre ávidos por novidades nos tratamentos estéticos e saúde do corpo.

Desse modo, para atuar profissionalmente nesse segmento, o farmacêutico deve se especializar na área realizando uma pós-graduação. Essa é uma boa oportunidade de manter-se atualizado das melhores práticas e procedimentos adotados pelo mercado, conferindo ainda mais conhecimento e diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Farmacêutico possui vantagem competitiva no segmento de estética

O farmacêutico possui uma vantagem competitiva ao decidir atuar no segmento de estética. Durante a sua formação profissional, o farmacêutico estuda detalhadamente a fisiologia humana, o que facilita e agrega um conhecimento prático no momento de indicar o tratamento do paciente.

Esse profissional conhece os produtos, princípio ativo dos medicamentos e as possíveis interações que podem causar no paciente. Desse modo, o farmacêutico consegue associar da melhor forma possível o cosmético ou procedimento estético mais adequado para o problema que o cliente busca por tratamento.

Além dos conhecimentos prévios, o farmacêutico que optar por atuar no segmento de estética — ao realizar uma especialização — pode, ainda, produzir suas próprias interações medicamentosas, ou até mesmo desenvolver formas de tratamentos diferenciadas, proporcionando um tratamento eficaz e exclusivo para o paciente.

Sendo assim, o farmacêutico possui um diferencial competitivo no mercado de estética, que, alinhado com seu conhecimento adquirido para atuar nessa área, pode proporcionar tratamentos e soluções diferenciadas para o mercado consumidor.

Achou interessante essa possibilidade de atuação profissional? Compartilhe conosco suas ideias deixando seu comentário.

Quer conhecer um pouco melhor sobre as opções de especialização? Entre em contato conosco. Estamos aqui para auxiliar no seu desenvolvimento profissional.

 

2 thoughts on “Farmacêutico: em qual área da estética posso atuar?

  1. Pingback: Pós-graduação em farmácia estética: veja 4 curiosidades sobre o curso

  2. Pingback: Pós-graduação em farmácia estética: veja 4 curiosidades sobre o curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.