Sou biomédico e estou estagnado em minha vida profissional: como mudar isso?

biomédico

No desenvolvimento profissional, buscamos sempre evoluir e encontrar oportunidades que tragam desafios e reconhecimento. Entretanto, a mobilidade no mercado e evolução na carreira nem sempre acontece da forma que é planejada.

Se esse é o seu caso, fique calmo e continue a leitura porque este texto é exatamente para lhe abrir os caminhos e conseguir as mudanças que você deseja na sua profissão.

Como o biomédico pode evoluir na profissão

Um dos caminhos para conseguir evoluir profissionalmente e alcançar as posições desejadas, é através do aperfeiçoamento. Por exemplo, o biomédico após concluir a sua graduação e já ter uma boa noção do segmento de mercado que deseja atuar, um bom caminho é fazer uma pós-graduação.

Isso porque uma especialização concede ao profissional o conhecimento e técnicas necessárias para se diferenciar no mercado, abrindo oportunidades mais qualificadas, que geralmente possuem uma oferta salarial maior, ou até mesmo uma projeção de carreira mais sólida e consistente.

Mantenha-se sempre atualizado

O mundo tem evoluído de uma maneira muita rápida. Para se ter uma noção, vivemos por décadas com a televisão preto e branca para só depois de algum tempo ser possível assistir a uma televisão na casa do vizinho com cores. Hoje em dia, a cada ano, com a competição de lançamentos dos smartphones, novas tecnologias e funcionalidades vêm aparecendo em um curto espaço de tempo.

Na área da saúde não é diferente. O avanço da medicina, das práticas e procedimentos focados no bem-estar e na qualidade de vida da população tem trazido uma nova técnica para o mercado de forma muito rápida.

Acompanhar essas tendências e adoção de boas práticas que são adotadas pelo mercado é outra forma importante de diferenciação e evolução na carreira do biomédico. Ao conseguir dominar novas técnicas, aplicar novos procedimentos e até mesmo sugerir e apontar o que tem sido estudado na área e que pode ser a nova adoção pelo mercado, é possível conseguir posições diferenciadas no mercado de trabalho.

Pós-graduação em Auditoria para biomédicos

Pós-graduação em Hemoterapia e terapia celular

Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica

Pós-graduação em Análises clinicas e toxicologicas

Invista no seu networking profissional

É muito mais fácil falar sobre investir na sua rede de contatos profissionais, do que colocar em prática no dia a dia. Mas, a partir do momento que você começar a investir tempo e dedicação para construir seu networking profissional, os resultados irão aparecer e vão lhe surpreender.

Uma das formas mais comuns de reposicionamento profissional acontece por meio da indicação de um profissional. Por isso o extremo valor e importância de manter uma rede de contatos profissionais.

Como biomédico, participar de seminários, congressos e até mesmo ao fazer a pós-graduação são formas de ampliar o seu networking profissional. Principalmente na pós-graduação, uma vez que é possível estar em contato com diversos outros alunos que também são profissionais e estão no mercado de trabalho, e podem se tornar a sua melhor referência. Sem contar com os instrutores, que geralmente tem uma vasta experiência profissional e, consequentemente, uma boa rede de contatos profissionais, o que os torna excelentes contatos para saber das oportunidades de mercado.

Outra forma é através do Linkedin que tem ganhado cada vez mais projeção ao redor do mundo. Construa um perfil profissional sólido, coerente e forte, destacando seus conhecimentos e habilidades. De onde você menos espera, uma grande oportunidade pode aparecer.

Você pode conferir dicas valiosas de como prosperar na carreira e dar o próximo passo na sua carreira como biomédico. Quer saber mais sobre como se tornar um profissional diferenciado? Confira o nosso blog!