Carreira
Brasil tem uma política nacional para fitoterápicos. E isso é ótimo para quem se interessa pela área
mar

Aqui no blog já falamos sobre a Pós-graduação em Fitoterapia Clínica e como essa formação tem grande potencial de inserção no mercado de trabalho para os profissionais da saúde que se especializam na área. Um dos motivos que contribuem para isso é que o Brasil tem, desde 2006, uma Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), ou seja, há mais de dez anos o país incentiva a prescrição, o uso e o plantio de medicamentos fitoterápicos, além do desenvolvimento de pesquisas a seu respeito no sistema público e privado de saúde!
Dentre as muitas justificativas para a adoção dessa política estão a imensa biodiversidade existente no território brasileiro; o extenso conhecimento tradicional relacionado às plantas medicinais, que provém da imensa diversidade étnica e cultural brasileira; o importante potencial para pesquisas e desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos fitoterápicos; além da contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população.
A PNPMF, portanto, está presente em diversas unidades de saúde pública. No município de São Paulo, por exemplo, cerca de 200 delas oferecem, sob prescrição, medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais para os usuários da rede. E a oferta tem crescido, tendo um aumento de 662% no ano passado comparado ao de 2015. Também por conta dessa política, cerca de metade dessas unidades possui hortas medicinais, que são voltadas para projetos educativos.
Uma das dificuldades relatadas por gestores da área, entretanto, é o número restrito de profissionais de saúde com formação adequada para prescrever, manipular e orientar quanto ao uso correto das plantas medicinais e dos fitoterápicos.
Voltada para profissionais de Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária, além de profissionais que atuam nas áreas da Saúde e da Educação, como os profissionais das áreas de Estética, Educação Física, Biologia, Química, Terapias Holísticas e gestores na área de Fitoterapia, a Pós-graduação em Fitoterapia Clínica é a especialização voltada para suprir essa demanda, que apresenta tendência de aumentar ainda mais! Dados da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) mostram crescimento contínuo do setor nos últimos anos, em torno de 10% ao ano.
A tendência — que é também mundial — se deve à procura pela população de um estilo de vida mais saudável e por alimentos e medicamentos mais naturais, segundo especialistas do setor.
Você já usou algum fitoterápico ou planta medicinal? Provavelmente sim! Já pensou em incorporar essas práticas à sua clínica? Então, venha conhecer a Pós-graduação em Fitoterapia Clínica da Ibeco e não deixe esta oportunidade passar.