Carreira,Cursos e Formação
Bruxismo também é tratado pelo Especialista em Harmonização Orofacial
dez
Entre os diversos procedimentos realizados pelo Cirurgião-Dentista especialista em Harmonização Orofacial, o tratamento de bruxismo com uso de toxina botulínica talvez seja um dos maiores destaques. As soluções que esse profissional pode oferecer vem ao encontro de milhares de pacientes.
O bruxismo do sono é um distúrbio caracterizado pelo hábito de ranger os dentes no período noturno associado ao menos a um dos seguintes sinais e sintomas: desgaste dentário, dor na musculatura mastigatória, dor nas têmporas e/ou dificuldade de abrir a boca ao acordar — segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, publicada pela Academia Americana de Medicina do Sono.
Vários estudos procuraram identificar a prevalência da doença, mas como foram realizados com diferentes populações e metodologias diferentes, os dados válidos para a população em geral são imprecisos e até mesmo subestimados. Algumas pesquisas feitas em larga escala encontraram prevalência entre 4,4% a 31,4% da população em geral. Estudos feitos com militares, por exemplo, identificaram prevalência de 50,2%. De modo geral, admite-se que não está relacionado ao sexo, seja mais comum a partir dos 30 anos até os 60 e, com o passar da idade, os danos irreversíveis às estruturas orais aumentem.
O especialista em Harmonização Orofacial domina com excelência o uso da toxina botulínica e pode oferecer alívio aos pacientes que sofrem com essa enfermidade. A toxina, aplicada na região do músculo masseter e temporal anterior – que são acionados durante o ranger –, reduz a contração da articulação temporomandibular (ATM), diminuindo a movimentação e o apertar dos dentes. A toxina age através de um bloqueio neuromuscular, diminuindo a intensidade da contração, mas sem causar paralisia. Assim, o ranger diminui e o alívio para o paciente é sensível, pois a intensidade, a frequência e a duração dos momentos de dor diminuem. Os efeitos iniciam após dois dias, com pico em duas semanas e o recomendado é repetir a aplicação após seis meses.
Como já falamos no blog, a toxina botulínica é apenas uma das diversas ferramentas que o Especialista em Harmonização Orofacial tem à disposição! Eletroterapia Estética, Fotolaserterapia Facial e Carboxiterapia, por exemplo, são outras técnicas que o Cirurgião-Dentista irá desenvolver e estará habilitado a aplicar.
Mas, para isso, é preciso uma Pós-Graduação em Harmonização Orofacial, como a da Faculdade Ibeco. Em março de 2021 começa uma nova turma da Pós-Graduação em Harmonização Orofacial na Ibeco. Aproveite os descontos atuais e faça já sua matrícula!