Caminhos e perspectivas do Farmacêutico Esteta

O Farmacêutico desenvolve atividades em mais de 70 áreas, dentro da sua área de atuação, desde a clínica, passando pela indústrial, alimentícia, bioquímica, dentre outras. Uma delas é a Estética, campo mais recente, mas não menos importante e que revela a potencialidade deste profissional, especialmente pela competência técnica, para atuar nesse promissor mercado, em expansão há anos.

  A Farmácia Estética é um ramo que atua diretamente com a Saúde Estética. Ou seja, é um especialista que desenvolve suas habilidades para avaliar, propor, executar e acompanhar o tratamento de seus clientes pensando, ao mesmo tempo, na saúde – física e emocional – e na beleza, partindo do princípio de que a saúde não se reduz à ausência de doenças e a dimensão estética se inclui também nessa definição de bem-estar e qualidade de vida.

Assim, o Farmacêutico Esteta atua a partir da sua formação básica, que inclui o domínio das propriedades farmacêuticas e terapêuticas de diversas substâncias e compostos, além de noções bastante amplas da anatomia humana — agregando, dessa forma, os conhecimentos específicos da Estética, formando uma poderosa ferramenta de intervenção na Saúde Estética.

E embora possa parecer que o Farmacêutico Esteta esteja se distanciando da sua formação original, a Estética – pensada como bem estar individual – se encaixa na definição de Saúde da Organização Mundial da Saúde que propõe o conceito como o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, e ter saúde é viver com boa disposição física e mental, incluindo ainda o bem-estar social entre os indivíduos. Sendo assim, é possível pensar na interligação da Estética com a saúde e bem-estar do indivíduo; e nesse âmbito, o Farmacêutico Esteta tem um papel fundamental ao tratar da saúde e da estética do paciente ou cliente num contexto mais amplo. 

E enquanto opção de carreira para o Farmacêutico, essa área é bastante atrativa, uma vez que somos o 4º consumidor mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, representando 6,2% do mercado global; ou seja, o mercado voltado para a estética e o autocuidado é muito sólido no país e a tendência, segundo analistas do mercado, é de crescimento.

Aliando os cuidados com a saúde com o bem-estar e a beleza, o Farmacêutico Esteta é um profissional que pode oferecer diversas orientações e tratamentos para seus pacientes.

Para isso, claro, é necessário especializar-se na área através de uma Pós-Graduação em Farmácia Estética, como a da Faculdade Ibeco. Novas turmas estão iniciando em fevereiro e março deste ano. Conheça as condições e o conteúdo dessa especialização e comece a mudar sua carreira!