Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial atua também em casos de acidentes

Especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial têm um importante papel nos momentos de urgência e emergência, como em acidentes, quedas ou violências que atingem a região da face. O Cirurgião Bucomaxilofacial, nesses casos, trabalha em conjunto com outros profissionais de saúde (como médicos e enfermeiros) atuando em cirurgias faciais, ou cirurgias bucomaxilofaciais, dentro de hospitais. Em geral, é necessário o uso de anestesia geral – prerrogativa dos médicos –, mas a condução da cirurgia é feita pelo especialista.   

Um estudo publicado no Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS – VOL. 5, Nº 3) fez um levantamento de casos de fraturas de mandíbula em apenas um hospital na capital paulista e os dados corroboram a importância da presença do Cirurgião Bucomaxilofacial nas equipes hospitalares. No período pesquisado, de 2011 a 2019, foram identificados 434 pacientes com traumas bucomaxilofaciais, sendo que 81% apresentavam fraturas na mandíbula. 

Esses traumas acontecem em praticamente todas as faixas etárias, uma vez que os pacientes identificados tinham entre 2 e 78 anos; embora os homens sejam a maioria dos casos, representando 80% deles. Em relação às principais causas, 36,64% estava ligada a acidentes de trânsito, 33,99% a agressões físicas – infelizmente – e 15,58% a quedas.

O estudo conclui que o padrão de incidentes envolvendo esses casos pode ajudar na elaboração de políticas públicas para minimizar esses traumas na população. Por outro lado, indica também a importância do Cirurgião Bucomaxilofacial no atendimento desses pacientes. O estudo foi feito em apenas um hospital da capital. Extrapolando, por exemplo, apenas pelo número de acidentes de trânsito com vítimas na cidade (20.382 acidentes em 2019), é possível inferir que o número de casos é muito maior, exigindo muitos profissionais qualificados.

A formação necessária para exercer essa especialidade é bastante exigente. O profissional graduado em Odontologia que desejar empreender na área terá que, indispensavelmente, realizar uma pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial reconhecida pelo MEC. Essa formação irá oferecer, além da carga teórica específica, experiência clínica tanto em instalações adequadas dentro da instituição como em hospitais, uma vez que o trabalho do especialista pode acontecer nas duas situações. 

Para graduados em Odontologia, com CRO ativo, esta pode ser uma ótima oportunidade de aprimorar sua formação e desenvolver ainda mais a carreira profissional. Aproveite para conhecer um pouco mais da estrutura da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e fique atento para a abertura de novas turmas!