Como acertar na escolha de uma nova profissão dentro da área de biomedicina?

Área na biomedicina

Os profissionais da biomedicina têm um amplo campo de atuação profissional. De acordo com o Conselho Federal da área, são 35 habilitações diferentes para quem vai atuar na rede pública ou privada de saúde.

Sendo assim, quando o biomédico decide atuar em outra área na biomedicina, a dica é cautela para que a escolha seja a mais acertada possível. Por conta do grande número de possibilidades, neste artigo traremos algumas sugestões. Confira:

Mudar de área na biomedicina exige uma pesquisa de mercado

A primeira dica para quem vai mudar de área na biomedicina é pesquisar o mercado de trabalho. Investigar os setores que estão em alta será fundamental para saber se a escolha feita está dentro do esperado.

Na biomedicina há diversas possibilidades de especialização e, por isso, a pesquisa é tão importante. Entre os setores que oferecem boas oportunidades estão o de Auditoria, Hemoterapia e Terapia Celular, Colpocitologia Oncótica e Análises Clínicas e Toxicológicas. Sempre estão surgindo novos segmentos de atuação e por isso também vale ter atenção com as novas habilitações reconhecidas pelo Conselho.

É importante frisar que cada um desses setores exige competências específicas e por isso será importante avaliar se estão dentro do que o biomédico em transição espera. Afinal, quem vai mudar de área na biomedicina, muitas vezes, quer fazer algo diferente, que saia da zona de conforto.

Converse com quem já atua no setor

Uma dica importante para quem vai se aprofundar/especializar ou até mesmo fazer a transição de área na biomedicina é conversar com os profissionais que já atuam no setor. Eles poderão passar informações valiosas a respeito da parte técnica e também sobre o mercado de trabalho.

A maneira mais fácil de encontrar pessoas que já atuam na área é participar de eventos relacionados como, por exemplo, feiras, congressos e workshops ou fazendo um curso de especialização, no qual será possível trocar ideias tanto com quem já tem longa trajetória no setor, como com os que estão começando.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos

Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular

Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica

Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Fazer uma pós-graduação será importante

Depois de avaliar as opções do mercado e conversar com quem já atua no setor, a sugestão para quem vai mudar de área na biomedicina é procurar um curso de pós-graduação. Aprofundar o conhecimento será de grande importância para obter sucesso na empreitada.

A partir da especialização, o profissional também terá mais certeza de que está no caminho certo, já que as disciplinas abordam temas específicos e essenciais para o bom desempenho das atividades.

É importante salientar que o curso deve ser feito em uma instituição de ensino de referência no mercado, que ofereça conteúdo voltado para o mercado, bem como toda a infraestrutura necessária.

Para acertar na escolha ao mudar de área na biomedicina, o profissional deve observar todas as dicas apontadas neste artigo. A primeira delas é pesquisar o mercado, depois vale conversar com quem já atua na área e, por fim, fazer o curso que dará todo o suporte necessário para desempenhar a atividade com mais segurança e possibilidade de sucesso. É importante lembrar que a pós-graduação deve ser feita em uma instituição de ensino que ofereça formação de qualidade.

O nosso artigo ajudou a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema? Queremos saber a sua opinião e convidá-lo para conferir os outros textos do nosso blog.