Como o Cirugião Buco-Maxilo-Facial pode atuar?

A área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, uma importante especialidade da Odontologia, pode não ser ainda muito conhecida pela população em geral. Entretanto, as intervenções e procedimentos que este profissional é capaz de realizar são muito importantes no contexto da saúde. Ele pode atuar também em momentos de urgência, como em acidentes envolvendo a região da face, ou posteriormente, auxiliando no tratamento de fraturas e cortes na face.

O Cirurgião Buco-Maxilo-Facial pode, eventualmente, trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde – como médicos e enfermeiros- quando atua em cirurgias faciais, ou cirurgia buco-maxilo-facial, dentro de hospitais. Nesses casos, geralmente é necessário o uso de anestesia geral – prerrogativa dos médicos – mas a condução da cirurgia será feita pelo odontólogo. Em casos de traumatologia buco-maxilo-facial, a intervenção também pode ocorrer dentro de hospitais.

Mas não são apenas casos de acidentes que este especialista pode atuar. Em muitas situações, a ocorrência de enxaquecas crônicas está relacionada com disfunções na articulação temporo-mandibular (ATM). Confirmada a relação entre a enxaqueca e a disfunção na ATM, é o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial que será acionado para dar o encaminhamento necessário e solucionar o problema.

Pessoas que necessitam realizar implantes dentários também podem se beneficiar deste profissional, principalmente em caso em que se identifique a deficiência óssea e seja imprescindível a realização de enxertos ósseos. 

Outras situações que, ocasionalmente, podem se complicar são extrações dos terceiros molares, os “dentes do siso”. Em geral, essas extrações, quando necessárias, não apresentam muitos problemas. Mas, dependendo de diversas condições do paciente, pode ser necessária a intervenção do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, como na ocorrência de tumores na boca. 

A atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial é, como se vê, muito ampla e complexa. Por isso, a formação necessária para exercer esta especialidade é bastante exigente. O profissional graduado em enfermagem que desejar empreender na área terá que, indispensavelmente, realizar uma pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial reconhecida pelo MEC. 

Esta formação irá oferecer, além da carga teórica específica, experiência clínica tanto em instalações adequadas dentro da instituição como em hospitais, uma vez que o trabalho do especialista pode acontecer nas duas situações.

Para graduadas (os) em Odontologia, com CRO ativo, esta pode ser uma ótima oportunidade de aprimorar sua formação e desenvolver ainda mais a carreira profissional. Aproveite para conhecer um pouco mais da estrutura da pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e aproveite as condições oferecidas até dezembro pela Ibeco para a próxima turma!