Como um profissional de farmácia pode se especializar em estética?

farmácia

O segmento de estética no Brasil é um dos mais consolidados e lucrativos. Para ter uma noção, mesmo com a recessão econômica que o país está vivenciando nos últimos três anos, o setor de estética continua dando lucros acima do esperado, de acordo com a ABIHPEC — Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Além disso, o Brasil está entre os cinco maiores países consumidores de produtos cosméticos. Com esses números, dá para ter uma boa ideia do quão promissor é esse segmento.

E se você é um profissional já formado em farmácia, esse cenário é ainda mais promissor. Desde 2015, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) promulgou uma resolução autorizando os profissionais formados na área a atuarem no ramo.

Você se identificou com esse perfil? Já é um profissional formado em farmácia e está querendo se especializar em estética? Descubra a seguir como dar esse passo na sua carreira.

Sou formado em farmácia. Como posso trabalhar com estética?

Como contextualizado anteriormente, o profissional formado em farmácia pode atuar no segmento de estética, ampliando significativamente as oportunidades de trabalho e seus rendimentos.

Para isso, o CFF autorizou a atuação desse profissional, desde que se especialize na área de estética, por meio de uma pós-graduação.

A principal vantagem em ser graduado em farmácia e se especializar para trabalhar no segmento de estética é poder ampliar sua participação no mercado de trabalho. Além de poder realizar procedimentos estéticos que só podem ser aplicados por profissionais já formados em alguns cursos da área de saúde.

Outra possibilidade para quem já é formado em farmácia é poder atuar de forma mais direta,  sendo responsável por clínicas de estética, saúde e bem-estar dos pacientes.

farmácia

Como posso me especializar na área?

Os profissionais já formados em farmácia que desejam atuar no segmento de estética conseguem atuar na área mediante uma especialização. Essa especialização pode ser feita através de uma pós-graduação.

Ao fazer uma pós-graduação em Farmácia Estética, por exemplo, o profissional formado em farmácia terá a oportunidade de ampliar sua formação profissional, buscando uma atuação diferenciada e capacitada no mercado de trabalho.

Desse modo, o profissional já formado em farmácia, agregando conhecimento para atuar na área de estética, consegue estruturar um crescimento profissional qualificado, aumentando a vantagem competitiva no mercado de trabalho para as vagas que deseja atuar.

Como estarei apto para atuar no segmento de estética?

O profissional já formado em farmácia que se especializar por meio de uma pós-graduação para atuar no segmento de estética irá desenvolver habilidades que abrirão portas para atuar como:

  • Empreendedor de estabelecimentos de saúde e estética como clínicas, consultórios e demais espaços destinados aos tratamentos estéticos;
  • Responsável técnico em clínicas de estéticas;
  • Responsável por realizar procedimentos estéticos injetáveis minimamente invasivos como intradermoterapia, toxina, preenchimento facial, microagulhamento, escleroterapia, fios absorvíveis, aplicação de laser fracionado, dentre outros;
  • Responsável por associar os nutricosméticos nos tratamentos estéticos corporais, faciais e capilares;
  • Habilitado em identificar as afecções estéticas faciais e corporais;
  • Responsável por dominar o uso de recursos estéticos como radiofrequência, ultracavitação, ultrassom, criolipólise, laser, carboxiterapia e demais formas de tratamentos, utilizando todos os recursos de forma associada.

Já é formado em farmácia e ficou interessado em atuar no segmento de estética? Compartilhe conosco nos comentários.