Conheça o perfil desejado da profissional de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Recentemente falamos aqui no blog sobre o curso de especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Para relembrar, a profissional que trabalha na área de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica irá contribuir com a melhoria dos resultados farmacoterapêuticos, pois sua atuação especializada compreende com mais profundidade as possíveis reações adversas e interações medicamentosas relacionadas com o quadro clínico do paciente. Essa abordagem favorece também a adesão ao tratamento e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida do paciente. Além disso, esse acompanhamento mais qualificado traz redução de custos para o sistema de saúde como um todo.

Mas qual é o perfil que os hospitais, clínicas e empresas buscam quando desejam contratar uma (ou um) especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica? Olhamos diversos anúncios e identificamos algumas características em comum.

Em primeiro lugar destacamos a necessidade de uma pós-graduação na área. Apenas a graduação, embora necessária, não é suficiente para esses empregadores. Portanto, para querer atuar é crucial fazer a especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica e, claro, numa instituição reconhecida por sua excelência. Depois que terminar este texto, conheça o curso da Ibeco aqui (entra link).

Outro destaque nas descrições das vagas a busca pela capacidade da profissional de planejar e avaliar a farmacoterapia, contribuindo para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, atingindo assim os objetivos terapêuticos. Essa aptidão é plenamente desenvolvida na especialização, o que explica também a exigência mencionada antes.

Também abordado com muita profundidade na pós-graduação é o monitoramento dos níveis terapêuticos de medicamentos por meio de dados de farmacocinética clínica, e a determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos do paciente, para fins de acompanhamento da farmacoterapia e do rastreamento em saúde. Essas são atividades que a profissional irá realizar constantemente e são exigidas pelos diversos empregadores.

O trabalho da especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica é, por natureza, multidisciplinar. Por isso, as empresas também destacam a necessidade de a profissional participar e promover discussões de casos clínicos de forma integrada com outros membros da equipe.

Uma disciplina como “Consultório Farmacêutico – Semiologia, Comunicação Interpessoal e Anamnese Farmacêutica”, do curso de especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da Ibeco, vai diretamente ao encontro de outra demanda comum nas descrições das vagas: a realização da anamnese farmacêutica, bem como a verificação de sinais e sintomas, com o objetivo de prover cuidado ao paciente.

Identificamos também, na maioria das vagas, que este especialista deverá fazer o acompanhamento e a avaliação das prescrições médicas quanto a adequação, concentração, interações medicamentosas, compatibilidade físico-química dos componentes, dose, via de administração e fazer as intervenções farmacêuticas, quando necessárias. Aqui, mais uma vez, a especialização será fundamental para preparar o profissional para sua atuação com qualidade.

Com menor frequência, exige-se também do especialista a participação na formação de outros farmacêuticos e auxiliares de farmácia, qualificando a atenção da unidade de saúde onde ele atua. Porém, com uma formação sólida, obtida por meio de uma pós-graduação, esse tipo de atividade se torna bastante simples para o especialista.

De forma geral, esse é o perfil buscado de especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pelo mercado. Você já se imaginou atuando dessa forma? Acredita que se encaixa nesse perfil? Então você precisa começar agora mesmo sua pós-graduação! Venha conhecer a próxima turma do curso de especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica.