Conheça os principais cargos que um biomédico pode exercer

Biomédico

Hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, faculdades, universidades… São muitas as áreas em que o biomédico pode atuar, tanto no setor público como no privado. Ele pode começar como um estagiário e fazer carreira se tornando o responsável técnico no local.

Aqui neste artigo vamos apontar alguns dos cargos que esse profissional pode exercer. Lembrando sempre que é imprescindível a inscrição no Conselho Regional de Biomedicina para a atuação legal da profissão. Confira a seguir:

Um biomédico pode empreender atuando como consultor

Para quem sempre sonhou em ter o próprio negócio na área da saúde, se formar em biomedicina pode ser uma opção. Para tanto, é importante pesquisar o mercado e fazer um curso que garanta todo o preparo para ter sucesso como empresário.

O biomédico que opta pela pós-graduação em auditoria, por exemplo, terá todo o conhecimento necessário para oferecer consultorias para clínicas, laboratórios e hospitais.

Considerada uma das áreas de melhor remuneração para o biomédico, a especialização prepara o profissional para identificar pontos críticos nas instituições de saúde, a fim de alinhar custos e promover melhorias, assim como desenvolver competências para estruturar processos para ações de auditoria.

É importante salientar que o biomédico interessado na área deve buscar um curso em uma instituição de ensino que ofereça uma grade curricular de acordo com o mercado, bem como infraestrutura adequada e corpo docente devidamente preparado.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos

Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular

Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica

Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Também pode trabalhar com análises em laboratórios

Um dos principais locais de trabalho do biomédico é o laboratório de análises clínicas, onde ele pode começar sua carreira como estagiário e terminar supervisionando todo o trabalho da equipe.

Dentro de um laboratório, o profissional realiza o diagnóstico de doenças e verifica resultados dos mais diversos exames, como o de paternidade. O biomédico também se responsabiliza por fazer o processamento do sangue e suas sorologias, além da assinatura dos laudos técnicos.

É válido ressaltar que para atuar dessa forma o biomédico deve procurar o Conselho Regional de Biomedicina da região onde irá trabalhar para obter o reconhecimento da habilitação em patologia clínica.

O exercício da atividade sem o reconhecimento da habilitação por parte do órgão regulador da biomedicina pode figurar como atividade ilegal da profissão.

Se tornar professor é outra opção

Uma das áreas a serem exploradas pelo biomédico é a do ensino. Portanto, quem sempre teve aptidão para lecionar pode recorrer a um curso de licenciatura e, assim, iniciar a carreira em uma sala de aula.

Com a devida formação, o biomédico poderá ensinar disciplinas como química e biologia, inclusive para turmas do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.

Atuar em escolas e universidades pode ser uma ótima alternativa para quem pretende ter mais flexibilidade de horários no dia a dia.

Neste artigo apontamos três possibilidades no mercado de trabalho para o biomédico: os cargos de empreendedor, professor e gestor em laboratórios de análises clínicas. Caminhos bem diferentes, mas que exigem uma formação adequada em uma instituição de ensino de referência no país, bem como a devida inscrição no Conselho da classe.

O artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o tema? Gostaria de ler mais sobre o assunto? Queremos saber a sua opinião. Aproveite para conferir os outros textos do nosso blog.