Enfermeiro-auditor: por que este profissional é tão importante?

As organizações, públicas ou privadas, estão sempre buscando novas formas de otimizar seus custos ao mesmo tempo em que procuram aprimorar os serviços oferecidos. Esta delicada equação não é simples de resolver. Especialmente na área da saúde, pois os custos de insumos, equipamentos e recursos humanos está sempre em crescimento, seja pela aquisição de novas técnicas, seja pelo próprio movimento do mercado.

Neste contexto, as instituições de saúde vêm trabalhando cada vez mais com o Auditor e Gestor em Sistemas de Saúde – um especialista em atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde, responsável pela implantação de processos de melhoria nas organizações de saúde. Ele é, então, responsável por assessorar a direção de um hospital, de uma Organização Social de Saúde (OSS) ou operadoras de saúde, realizando a avaliação de diversos processos, sejam administrativos, financeiros, gestão de pessoal ou mesmo da assistência prestada pelas instituições.

Apesar deste especialista ser oriundo de diversas categorias profissionais, como graduados em Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, ou até mesmo outros profissionais com curso de nível superior, como Administradores, Advogados, Economistas que atuam em empresas na área da saúde, hoje vamos falar mais do Enfermeiro Auditor.

O seu trabalho adquire imensa importância na execução desses processos e mostra-se como uma tendência de mercado. “Com o passar dos anos e o crescimento da auditoria hospitalar, a enfermagem passou a atuar nesse campo, iniciando pelo setor de contas e posteriormente estendendo para as áreas assistenciais a fim de, melhorar os processos e corroborar a segurança do paciente”, afirma artigo publicado em 2017 na Revista de Administração em Saúde a respeito do Enfermeiro Auditor.

Segundo estudiosos da área, a auditoria feita pelo Enfermeiro procura identificar áreas deficientes do serviço, levantando dados que podem ser utilizados na melhoria dos programas e da qualidade do cuidado no serviço de enfermagem, entre outros objetivos.

Devido às exigências atuais do mercado na área da saúde, que está em constante procura da excelência na qualidade do serviço e na redução de custos, os pesquisadores em Auditoria e Gestão em Sistema de Saúde acreditam que é essencial  a atuação de um profissional qualificado para dar suporte à administração nessas instituições,  tanto  no sistema público  quanto  privado que, a despeito dos enfoques diferentes na atuação do auditor, tem o mesmo objetivo final.

Como define um deles, “na área da enfermagem, a auditoria está em crescente expansão e a atuação do enfermeiro auditor tem grande importância quando o propósito é otimizar os custos, evitar desperdícios, garantir que todos os procedimentos sejam realizados de forma adequada. A auditoria em saúde traz benefícios para a instituição e para o paciente, pois visa uma maior qualidade da assistência prestada e satisfação do paciente/cliente, e despesa adequada e justa para instituição”. 

A atuação do Enfermeiro Auditor vem sendo cada vez mais requisitada pelas instituições de saúde e preparar-se para assumir essa posição é fundamental! A Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Sistemas da Saúde da Faculdade Ibeco é o primeiro passo para garantir a excelência da sua formação e, consequentemente, a atuação na área de forma hábil e atingindo resultados.