Especialização para farmacêutico: entenda o objetivo das principais formações disponíveis no mercado

especialização para farmacêutico

Fazer uma especialização pode garantir diversas vantagens como crescimento profissional e, consequentemente, melhores salários. Algumas áreas contam com várias opções de cursos de pós-graduação. Esse é o caso da farmácia.

Entre as possibilidades de especialização para farmacêutico disponíveis no mercado estão:

Para quem deseja saber um pouco mais, trazemos neste artigo o objetivo de cada um desses cursos, lembrando sempre que é preciso procurar por uma instituição de referência para realizá-los.

Especialização para farmacêutico: farmácia clínica e atenção farmacêutica

De acordo com a Resolução nº 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a farmácia clínica começou a ser desenvolvida nos anos 60, em hospitais. Depois, outras unidades de saúde também passaram a contar com profissionais exercendo a atividade, que consiste em amparar o paciente, fazendo uso racional de medicamentos entre outras tecnologias em saúde.

A especialização para farmacêutico nessa área permite que o profissional conheça mais profundamente a administração de um medicamento. Durante o curso, os alunos têm a possibilidade de vivenciar a atividade clínica, identificando, prevenindo e atuando sobre o possível mau uso ou até a não utilização da farmacoterapia.

Fitoterapia clínica é mais uma opção

O mercado de fitoterápicos está aquecido. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), realizada em 2016, o setor chegou a movimentar mais de 400 milhões de dólares.

Por conta desse cenário, a procura por profissionais especializados na área também tem crescido e fazer um curso a respeito traz boas chances de colocação no mercado.

A especialização para farmacêutico nesse segmento prepara o profissional para utilização da fitoterapia de ação profilática, com segurança e eficiência.

Possibilita o aprimoramento do conhecimento terapêutico, farmacocinético, farmacodinâmico, fisiopatológico e de cuidados na administração, de toxicidade e interações da medicação. Por fim, permite que o profissional esteja preparado para avaliar, indicar, prescrever e até acompanhar o tratamento.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para farmacêuticos:

Pós-graduação em Farmacologia Clínica

Pós-graduação em Fitoterapia Clínica

Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática

Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos

Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

A manipulação magistral de produtos cosméticos também entra na lista

O Brasil está entre os países que mais consome produtos de beleza no mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) o faturamento cresceu 11,4% nas duas últimas décadas.

Sendo assim, a especialização para farmacêutico no setor pode ser uma ótima aposta. Para tanto, é necessário buscar uma formação de qualidade em uma instituição de ensino de referência.

O curso em manipulação de produtos cosméticos propicia aos alunos uma visão bastante ampla dos processos de manipulação e formulação de dermocosméticos.

Oferece também conhecimentos em relação às necessidades do paciente em farmácias de manipulação e seus os aspectos legais e éticos.

Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Diferente do curso mencionado anteriormente, a Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos permitirá um conhecimento aprofundado dos processos que envolvem a fabricação.

Pesquisas sobre novos ingredientes, planejamento da fórmula, possíveis reações adversas e métodos de conservação do produto estão no cronograma desse curso.

Essa especialização para farmacêutico, além da questão fabril, também envolve conhecimento mercadológico, ou seja, quais os produtos que estão de acordo com o mercado.

Manipulação magistral está entre as possibilidades

Mesmo em um cenário de crise econômica, as farmácias de manipulação não sofreram quedas no Brasil. De acordo com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) esse mercado movimenta cerca de 5 bilhões de reais ao ano e os proprietários estão sempre em busca de novos investimentos.

Portanto, essa é mais uma especialização para farmacêutico com boas perspectivas de mercado. A formação na área tem como objetivo proporcionar aos profissionais o conhecimento aprofundado de rotinas da manipulação, que tem como principal característica a produção personalizada de medicamentos para determinado paciente.

Sendo assim, o curso aborda recursos de tecnologia farmacêutica, conhecimentos legais e éticos voltados para as farmácias magistrais.

Neste artigo apresentamos algumas das principais formações disponíveis no mercado de especialização para farmacêutico.

São áreas em expansão e com objetivos bem definidos, como explicamos.

E então? Gostou do nosso artigo? Deixe aqui as suas impressões e sugestões de temas.