Está em dúvida sobre qual especialização cursar na área da estética? Veja nossas dicas.

O ramo da estética tem se destacado bastante nos últimos anos como um mercado que cresce em todos os setores, tanto na produção como em serviços. O Brasil é o 4º consumidor mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, representando 6,2% do mercado global. O mercado de estética cresceu 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). O setor movimentou R$ 47,5 bilhões no ano passado, e as estimativas para 2019 são de crescimento entre 1,5% e 2%.

Nesse cenário, os profissionais graduados procuram saber as possibilidades de atuar na área, uma vez que existem várias opções para se especializar e aproveitar esta promissora carreira. Mas qual tipo de especialização se encaixa para cada profissão?

Para as(os) graduadas(os) em Farmácia e Odontologia, existem cursos específicos de especialização, pois a atuação está regulamentada de forma restrita para esses profissionais. Para os primeiros, a Farmácia Estética é uma opção desde 2013, quando o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução CFF nº 573/2013, que autoriza a(o) farmacêutica(o) a exercer a saúde estética – as(os) farmacêuticas(os) estetas – e ter responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins. Para as(os) odontólogas(os), a especialização em Harmonização Orofacial é uma excelente opção.

Mas não são apenas essas graduações que permitem atuar na área da estética! Graduadas(os) em Química, Engenharia Química, Biologia, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina e demais graduações das áreas da saúde podem atuar, por exemplo, na Pesquisa e no Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, um campo muito aquecido da indústria.

Um dos passos para selecionar o curso que se deseja investir é o levantamento de informações sobre o mercado de trabalho da sua formação, conversando com professores e colegas que já atuam neste campo, ou lendo a respeito – como você está fazendo agora. Outro dado importante nessa pesquisa é sondar como estão as ofertas de trabalho na área. Aqui no site da IBECO, por exemplo, tem um classificado de vagas (https://ibeco.com.br/classificado/). Depois de ler este texto, confira como está o mercado para sua área de formação.

Importante também é conhecer as disciplinas da especialização pretendida. De forma geral, elas vão indicar a configuração da sua futura atuação e, além disso, você já terá como avaliar os conhecimentos que irá adquirir na sua pós-graduação.

Orientar sobre o planejamento que o profissional precisa fazer para empreender e gerir sua carreira da melhor forma é um diferencial importante dos cursos. Considerando o contexto do mercado, essas aptidões são essenciais para se destacar e alcançar seus objetivos.

Gostou das dicas sobre as especializações na área da estética? Continue acompanhando nosso blog porque vamos trazer mais informações sobre este e mais assuntos do seu interesse!