Extrair o terceiro molar: um dilema cotidiano do cirurgião-dentista

A extração do terceiro molar, popularmente chamado de dente do siso, é sem dúvida uma das cirurgias mais comuns nos consultórios odontológicos, mas nem por isso deixa de ser uma decisão difícil para o profissional.

No caso de paciente apresentando o dente incluso ou parcialmente incluso, a decisão tende pela extração, uma vez que é desejável evitar os eventuais problemas decorrentes, como inflamações, processos infecciosos, cáries, doença periodontal, possível desenvolvimento de cistos ou tumores ou até a compressão dos nervos da região.

Decidida a extração, o planejamento cuidadoso do procedimento terá início, pois as intercorrências decorrentes da cirurgia podem ser graves caso a execução não tenha sido realizada da melhor forma. Considerando os dados disponíveis na literatura, o índice de 10% de procedimentos seguidos de atendimentos de emergência sugere que muitos profissionais não têm dado a devida atenção ao planejamento e aos cuidados necessários. Entre os fatores que levam à demanda do atendimento emergencial estão abscessos, parestesia, dor intensa, osteíte alveolar, fratura da mandíbula, lesões aos tecidos moles próximos, edema e sangramento por hemorragia, deiscências e hematoma.

Conhecer profundamente o protocolo cirúrgico bucomaxilofacial, as melhores técnicas anestésicas, as manobras fundamentais em exodontia, seus possíveis acidentes e complicações e o tratamento de lesões maxilofaciais é fundamental para o cirurgião-dentista comprometido com o bem-estar de seus pacientes. As técnicas e os protocolos estão sempre em aprimoramento, e o profissional atualizado receberá sempre maior destaque.

Pensando na importância da atualização profissional, a Faculdade Ibeco oferece uma nova turma do curso de “Imersão em Extração dos Terceiros Molares, ‘dente do siso’” a partir do dia 21 de julho. O curso, com aulas teóricas e práticas, desenvolve todos os conteúdos e conhecimentos essenciais para a realização das cirurgias de extração com maior efetividade e melhor resultado. É um investimento efetivo também para a formação do profissional. Conheça agora mesmo o curso em nosso site.